Cavaleiro das Américas ministrou palestra na Semana Equestre de Jundiaí

A Semana Cultural Equestre de Jundiaí, evento parceiro do Portal Cavalus, acontece até o dia 20 de maio

Com objetivo é valorizar, difundir e preservar a cultura equestre na cidade de Jundiaí, o vereador Cristiano Lopes apresentou – e conseguiu aprovação– o projeto de lei número 12.461, que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre na cidade. Com isso, nasceu a Semana Cultural Equestres de Jundiaí, agregando eventos importantes à já tradicional semana da Romaria Mista. Cursos, palestras, capacitações, missas, apresentações culturais e a própria romaria são os ingredientes dessa programação recheada.

Filipe Masetti Leite em sua palestra.
Foto: Reprodução/Instagram

Um dos pontos altos dessa semana foi a palestra com Filipe Masetti Leite, que aconteceu no dia 16 de maio à noite, na Câmara Municipal de Jundiaí. Depois de andar 16 mil quilômetros com três cavalos, de uma ponta a outra do continente americano, passando por dez países, ele ficou conhecido como o Cavaleiro das Américas. Sua jornada de dois anos (2012 a 2014), épica, agora está sendo contada por ele em palestras por todo o Brasil. “Foi uma honra para mim estar participando desse evento. Fiquei muito feliz de ter sido convidado e poder contar minha história para o pessoal de Jundiaí e região”.

Para ele foi uma foi uma oportunidade muito boa contar sua história em uma palestra inserida em evento que ressalta a cultura equestre. “Como amante dos cavalos, da cultura equestre, vi essa palestra com uma importância ainda maior. Como sabemos, hoje no Brasil está ficando cada dia mais difícil por uma sela em um cavalo, amar, cuidar. As pessoas das grandes cidades não entendem mais o que é você montar em um cavalo e trabalhar com ele, para esporte, lida com gado, viajar quilômetros e quilômetros. Eles não entendem essa ligação que a gente tem e que está sendo perdida no Século 21. As crianças estão cada vez mais dentro do computador, não brincam mais, não ralam o joelho, o que me deixa muito triste”.

Foto: cavaleironews.com.br

Participar de um evento em que ele possa lembrar das maiores lições que aprendeu na infância, brincando na rua, na fazenda, em contato com a natureza, poder levar um pouco disso para as pessoas, poder ajudar a fortalecer a tradição equestre da cidade, de cuidar dos cavalos, dos animais, de amá-los, o deixou muito feliz. “Acho que a minha palestra também tem muito isso, de ajudar a levar essa nossa cultura para pessoas que talvez não entendam e não conheçam. E para aquelas que já convivem e gostam, a paixão delas fica ainda mais forte depois de ouvir tudo que eu fiz para ir atrás desse sonho, não desistir até o final”.

Romaria. Foto: Arquivo

A programação segue com a saída da Romaria, que acontece hoje, dia 18 de maio, para os pedestres, às 22h, e no dia 19 para todos os romeiros, às 7h, partindo da Igreja Varginha. No dia 20, a Missa Romeira, no Santuário de Bom Jesus de Pirapora, às 5h. O encerramento da Semana Cultural Equestre de Jundiaí será às 16h do domingo, com o Desfile e o fim da Procissão dos Romeiros, passando pela Rua Bom Jesus de Pirapora, em Jundiaí, em direção ao centro da cidade. Hoje (18), ainda haverá um curso de Tratador, das 13h às 18h, na Hípica Vitória.

O grupo envolvido na promoção e organização da Semana conta com o vereador Cristiano Lopes e ainda Eduardo Alvarez, da Escola-Agrícola Paula Souza e secretário de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, e Roberto DLore, médico veterinário. Faz parte ainda desse programa um ciclo de capacitação de Gestão em Equinocultura, com quatro módulos: Administração de Haras, Tratador (que já aconteceram), Doma e Ferrageamento.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário