Cavalgada das Tradições Peruanas – Vale do Colca, Cusco e Machu Picchu

Nosso destino inicial no Peru foi a cidade de Arequipa, fundada pelos espanhóis em 1540.

A partir de Arequipa, seguimos em carro para o Vale do Colca, numa viagem por uma paisagem acidentada dominada por vulcões e habitada apenas por lhamas e vicunhas.  O Vale e o Canion de Colca estão em região de alta montanha, com altitude variando em torno de 3.000 metros, com clima muito variável.

O Vale do Colca é relativamente intocado e pode-se dizer que foi ‘pouco descoberto’ pelos turistas. Como parte da Cordilheira dos Andes, o Vale tem vistas espetaculares que surgem a partir da combinação e sobreposição de montanhas e vulcões, alguns dos quais ainda estão ativos como o Hualca Hualca, Ampato e o Sabancaya, este último domina a paisagem de fundo.

Sendo uma região fértil, o Vale é pontilhado com aldeias tradicionais aonde a agricultura ainda tem lugar nos terraços pré-Incas e Incas. No meio do Vale está o Canion de Colca, um dos cânions mais profundos do mundo, a 3.260 metros acima do nível do mar, cobre cerca de 100 km e tem o dobro da profundidade do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Nosso destino no Vale foi a pequena cidade de Chivay, com 3,633 metros de altitude e piscinas para banhos termais, com temperatura média oscilando entre 35 e 40 °C, lugar perfeito para relaxar após nosso primeiro dia de cavalgada. Outros pequenos povoados da região que percorremos a cavalo foram Yanque, Lari, Madrigal e Coporaque, primeiro lugar no Vale do Colca aonde chegaram os incas e os espanhóis e hoje é uma pequena vila que abriga a mais antiga igreja do Vale, a capela de Santiago apostolo, construída em 1569.

Uma Fortaleza pré inca localizada no topo de uma montanha com vista 360º e Geisers localizados a mais de 4.000ms de altitude são lugares que só se consegue chegar a cavalo e foram destaques de nossa cavalgada pelo ‘Vale das Maravilhas’ como o escritor peruano Mario Vargas Lhosa denominou o Vale do Colca. Depois de percorrer esse Vale, optamos por viajar para conhecer Cusco e Machu Picchu, completando assim um roteiro espetacular pelo melhor do Peru!

Nossa cavalgada no Vale de Colca foi com cavalos Peruanos de Passo, resultado do cruzamento de raças espanholas e berberiscas, com uma história de mais de 300 anos de evolução. O seu passo consiste em uma série de movimentos sincronizados das patas anteriores e posteriores, em forma paralela, uma marcha em 4 tempos com estilo elegante e peculiar.

Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

Deixe um comentário