Uma nova tríplice coroa acabou de ser instituída e já movimenta o mercado americano
Como sabemos, a Tríplice Coroa é uma honra recebida por cavalos e cavaleiros que vençam determinados eventos de forma consecutiva. Para cada modalidade ou raça, há diferentes provas pré-determinadas. Na Corrida por exemplo, cada região dos Estados Unidos tem sua tríplice, como a de Ruidoso Downs ou Kentucky|Preakness|Belmont. Na Rédeas, vencer o NRHA Futurity, NRBC e NRHA Derby de forma consecutiva. Na Apartação, as vitórias têm que ser no NCHA Futurity, NCHA Derby e NCHA Super Stakes.
A modalidade Corrida é a que mais se familiariza com essa prática. Vale lembrar que é um feito dificílimo de ser conquistar. Só 13 cavalos marcaram essa façanha na tríplice de Kentucky, por exemplo. No Jockey Club de Sorocaba, acontecem as três corridas atuais da tríplice no QM, que são os GPs São Paulo, Brasil e Consagração. Só nove animais brasileiros possuem essa comenda. Na Rédeas e na Apartação, para ser tríplice por aqui, os cavalos devem vencer Potro do Futuro, Super Stakes e Derby, nessa ordem e de forma consecutiva, ou seja, no mesmo ano hípico.
Como incentivo para categorias de Junior e Senior na Conformação, três grandes associações, APHA, AQHA e All American Quarter Horse, criaram uma nova tríplice coroa, visando atingir as categorias que envolvem julgamento, a collegiate judging. Portanto, American Paint Horse Association, American Quarter Horse Association e o All American Quarter Horse Congress se uniram e avisaram que ganhar em uma das três categorias válidas pelo Collegiate Judging Award nos três eventos no mesmo ano será considerado o vencedor da Tríplice Coroa.
E os feitos devem ser realizados durante o APHA World Championship Show, que acontece de 19 a 30 de setembro, no Will Rogers Memorial Center, em Fort Worth, Texas – APHA World Championship Judging Contest, categorias collegiate junior e sênior e de jovens (18 anos ou menos), com prêmios de equipe e individuais. E nas mesmas categorias do All American Quarter Horse Congress, que acontece de 2 a 27 de outubro, pela Ohio Quarter Horse Association, em Columbus, Ohio, e do Lucas Oil AQHA World Championship, marcado para 1° a 17 de novembro, no State Fair Park, em Oklahoma City.
Ganhar uma vitória em qualquer um desses concursos é uma grande conquista, mas levar para casa o campeonato em todas as três competições é uma façanha, as entidades querem recompensar quem o fizer. Junto com o reconhecimento, o prêmio inclui bolsas de estudo para as equipes colegiadas sênior e/ou júnior que conquistarem os três títulos. Os vencedores, caso houverem, serão conhecidos após o campeonato mundial da AQHA.
Cada evento contribuirá a cada ano com US$ 500,00 para o prêmio. Se nenhuma equipe vencer o título em um determinado ano, o dinheiro acumula-se até que uma equipe reivindique a vitória.
Tradução: Juliana Antonangelo
Adaptação: Luciana Omena
Foto: APHA