Ela já veio ao Brasil para ministrar cursos e é um dos nomes mais famosos nos Três Tambores, ganhadora de mais de um milhão de dólares
Os fãs de rodeio lembram bastante de Kelly Yates, natural de Colorado Springs, Colorado, por duas coisas. Em 1984, o último ano em que a National Finals Rodeo foi realizada na cidade de Myriad, Oklahoma City, Kelly competiu no maior palco do rodeio junto com seu pai e irmão, ambos laçadores. Foi a única vez que pai, filho e filha se qualificaram no mesmo ano para a NFR.
Kelly Yates e Firewater FiestaE em 2001, Kelly estava prestes a ganhar seu primeiro título mundial nos Três Tambores, junto com a extraordinária Firewater Fiesta, quando a égua caiu no primeiro round. “Isso não apenas partiu meu coração, mas deixou tristes todos que assistiam à prova”, lembra.
Ela terminou como reservada campeã naquele ano e Firewater Fiesta teve que ficar parada no ano seguinte, sem competir. Elas só voltaram a correr juntas em 2003, mas as lesões não deixaram que a égua continuasse. Antes de se aposentar, Firewater Fiesta deu a Kelly mais de US$ 800.000,00 em prêmios, contando rodeios, futurities e derbies.
Kelly está convencida de que Firewater Fiesta teria sido um dos maiores cavalos de Três Tambores da história, se não tivesse sido forçada a deixar de competir com apenas nove anos de idade. “Ela merecia ser campeã mundial. Para mim, ela foi”. Quando a NFR saiu de Oklahoma City para Las Vegas, o Barrel Futures of America tentou preencher o vazio, passando a ser realizado na mesma data.
Um dos sobrenomes mais bem-sucedidos do rodeio mundialAos 50 anos, o ídolo mundial da modalidade não compete mais arduamente no circuito de rodeios e prefere se dedicar ao treinamento de cavalos, clínica e aos futurities. Hoje ela mora em Pueblo, Colorado, dividindo seu tempo entre ir às provas, treinar os potros e ficar em Fort Worth, Texas, sua outra casa. Firewater Fiesta está, atualmente, no Royal Vista Southwest, em Purcell, dedicados à reprodução.
Kelly é irmã do laçador JD YatesTendo começado nos rodeios da WPRA em 1972, a competidora amealhou ao longo da carreira mais de um milhão de dólares. Conseguiu quatro qualificações para a NFR, um reservado campeonato. Desde muito cedo, ela está no rodeio. Tornou-se profissional os 13 anos para acompanhar o pai. Foi Junior Princess Rodeo Queen, em La Junta, Colorado, em 1964 e em 1966 já estava competindo pela AQHA.
Durante a infância e adolescência, atuou nos rodeios escolares, do High School, passando pelo Junior High e College, período que teve oportunidade de praticar goat tying, breakaway roping e seis balizas também. Em 1981 ela se formou na Sam Houston State University em Ciências e Jornalismo. Sua família é toda ligada ao rodeio, seu irmão é JD Yates, um dos laçadores mais famosos e ganhadores do mundo. Além do irmão e pai, tios, sobrinhos e primos também estão no circuito.
Por Equipe Cavalus
Fotos: Arquivo Pessoal