Trabalhar para melhorar o desempenho dos seus animais visando o alto rendimento é imprescindível!
Assista ao vídeo e depois leia os comentários desse experiente treinador. Boa aula de Três Tambores!
“Esse é um exercício que utilizo bastante na base dos meus cavalos e que procuro colocar em todos. No vídeo, o cavalo ST Striking, um potro desse ano que tenho obtido bons resultados. Note que procuro manter uma velocidade constante na execução das manobras. O cavalo não pode reduzir e nem acelerar a velocidade.
Sempre que o cavalo reduz ou acelera, é um indicativo de que está com dificuldade de realizar o exercício. É necessário se tornar normal para ele as constantes mudanças de direção em uma mesma velocidade, de modo que não pare durante o exercício para prestar atenção no cavaleiro. Gosto de deixar meus cavalos bem reunidos e encaixados e procuro sempre acelerar o trote no exercício e mantê-lo numa velocidade alta, de modo que ele alongue bem as mãos e empurre o pé de dentro bem de baixo do corpo.
No início do exercício, deixo o equino mais dobrado e vou empurrando ele para dentro do círculo, a fim de esticar as mãos e os pés. Depois alinho o corpo dele reto. É necessário nessa hora, que o cavalo mantenha a mesma velocidade e não desequilibre o corpo saindo ou fechando o círculo. Testo ele dos dois lados, deixando-o mais flexionado e depois mais reto.
À medida em que vejo que meu cavalo está bem alinhado e com a movimentação bem rápida, dou um hollback para ver se se ele está acompanhando bem a rédea de dentro. Costumo usar um pouco a rédea de fora também, para que ele responda bem ao comando. Essa rédea de fora é um recurso a mais que vou ter na hora da tocada para fazer meu animal voltar ainda mais rápido em alta velocidade.
Note que nos hollbacks, meu cavalo sai sempre impulsionando forte com o pé de dentro e bem alinhado para frente. Essa resposta rápida da rédea, e em seguida a impulsão forte para frente, serão os mesmos movimentos que vou querer realizar em alta velocidade na hora da prova.
Quando meu cavalo está respondendo todos os meus comandos dessa forma, estando com esse equilíbrio e alongamento, aumento ainda mais as chances de dar um bom tempo na competição.”
Foto de chamada: Hugo Lemes