A Polônia tem uma longa tradição equestre decorrente do uso militar de cavalos até o século 18.
Cavalos ainda são usados por lá extensivamente na agricultura e em vários esportes. Nossa cavalgada foi numa área de 250 hectares de campos e florestas que cercam uma propriedade histórica.
Cavalgamos através de campos e florestas, em trilhas antigas de caçadores. No terceiro dia paramos para almoço no Stoczek Klasztorny, mosteiro com um santuário do século 17 em forma de rotunda barroca com claustros e capelas. No caminho pequenas igrejas localizadas ao lado da estrada, elemento muito característico da paisagem da Warmia. Os monges no mosteiro prepararam nosso almoço.
Durante os cinco dias de cavalgada a experiência foi variada, visitamos e almoçamos em propriedades de agroturismo aonde pudemos conhecer um pouco do modo de vida rural dos poloneses.
A base de nossa cavalgada é o Palácio histórico do século 16, com detalhes de luxo de uma época passada. Originalmente construído para o Barão Botho zu Eulenberg em 1589, é um dos poucos exemplos restantes da arquitetura renascentista no antigo Ducado da Prússia.
Erguido como uma estrutura fortificada, o Palácio foi cercado por um fosso de água, com uma única entrada protegida por uma ponte levadiça. Em anos posteriores, o celeiro, os estábulos e a casa do treinador foram adicionados.
O ano de 1945 trouxe dias sombrios para o Palácio, seu último proprietário, o conde Botho Wend zu Eulenburg, foi exilado na Sibéria e a propriedade foi nacionalizada pelo Tesouro do Estado. Em 1995, depois de cinquenta anos de abandono, o Palácio foi comprado pelos atuais proprietários e restaurado dentro dos padrões de sua antiga época de glória. Hoje, é reconhecido como um dos melhores tesouros restaurados do seu tipo no país.
Há muita história na região e quando não estávamos cavalgando, pudemos aproveitar para conhecer algumas das cidades próximas.
Em 1998, com apenas 12 éguas e um garanhão, os proprietários atuais começaram a criar Trakehner, Holsteiner e cavalos de competição Westphalian. Os edifícios históricos foram renovados e adaptados especificamente para o Centro de Equitação. Hoje são mais de 70 cavalos, muitos deles já criados na propriedade.
Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br