Geral

Acalmando cavalos ansiosos

Publicado

⠀em

Para ajudar um cavalo a superar seu nervosismo, você precisa se tornar uma fonte de conforto e segurança para ele

Encontrar um cavalo calmo, que não seja ansioso não é algo tão simples. A ansiedade nesses animais pode ser algo perceptível aos olhos ou se apresentar sutilmente.

Existem infinitas razões pelas quais um cavalo pode estar nervoso em seu trabalho. Muitas vezes, a ansiedade vem da confusão: o cavalo não entende onde está, porque está lá e o que tem que fazer. Ou ele pode estar lutando para atender a um comando que ele acha difícil. Alguns cavalos giram e giram para encontrar conforto e outros rangem os dentes.

Seja qual for a fonte da ansiedade de um cavalo, há coisas que você pode fazer para ajudar a aliviá-lo. Tente as seguintes técnicas para reduzir sua aflição:

Comece devagar

Ao trabalhar com um cavalo ansioso, é essencial evitar aumentar sua tensão exigindo demais dele.

Primeiramente, reconheça suas limitações físicas. Dependendo do seu nível de treinamento ou condicionamento ele pode não ser capaz de fazer o que você pede, mesmo que ele esteja inclinado a tentar.

Em segundo lugar, reconheça suas limitações mentais. Assim como um cavalo pode ter problemas com seu pedido fisicamente, sua habilidade mental para realizar uma tarefa depende da sua idade, nível de treinamento e experiências passadas. Nunca coloque seu cavalo em um problema que ele não tenha a capacidade de resolver.

Estabeleça limites

Seu cavalo não fará calmamente o que você pede simplesmente porque ele gosta de você. Ele fará o que você pedir a ele se você estabelecer algumas regras básicas e se comunique de forma clara e consistente o que é esperado dele.

Use ajudas precisas

Nos comunicamos com eles com linguagens corporais. Com uma perna, por exemplo, aplicamos e liberamos a pressão para dizer o que queremos que eles façam.

A maioria das pessoas se concentra na aplicação dos auxílios, mas não na liberação dos mesmos. A pressão na hora certa, é na verdade a ferramenta mais poderosa que você tem.

Toda vez que você aplica pressão, você está pedindo um pouco mais para o cavalo. No exato momento em que ele responde, você libera a pressão – você o recompensa suavizando a ajuda.

O objetivo é chegar ao ponto em que, depois de começar a aplicar pressão, você percebe o momento exato em que o cavalo começa a obedecer e recompensa-o com a liberação imediata. Em outras palavras, você instantaneamente recompensa até mesmo sua menor tentativa de acerto.

Seja seu conforto

Para ajudar um cavalo ansioso a progredir, você deve se tornar uma presença confiável em sua vida. Mas tenha em mente que você não pode ter pena dele. Independentemente do que o levou a ficar ansioso, ele não se beneficiará se sentir pena dele. Na verdade, sua ansiedade somada com a ansiedade do cavalo, apenas piorará a situação.

Em vez disso, traga-lhe conforto através da consistência de seus esforços e usando a técnica de liberação de pressão para encorajá-lo a relaxar. Mais uma vez, essa recompensa está na liberação ou suavização da pressão – e assim que você perceber que ele relaxa em seu trabalho, é um grande momento para elogiar.

Para um cavalo ansioso, é tudo sobre o tempo um-a-um. Quanto mais clareza ele tiver em sua parceria com uma única pessoa, melhor. Um cavalo nervoso provavelmente não fará o seu melhor em um ambiente onde ele trabalha com alguém diferente toda vez que pisa na arena. Este pode até ser um dos seus objetivos para com o animal, entretanto, trabalhe inicialmente para superar sua ansiedade, comprometendo-se a construir uma parceria entre vocês dois.

Para evitar a frustração tanto para você quanto para o seu cavalo, concentre-se em melhorar sua parceria por pequenos incrementos por vez. Não espere grandes apresentações ou que a ansiedade do seu cavalo desapareça de repente. Para isso, será necessário muita paciência, e aí você verá os resultados.

Alguns casos de ansiedade em cavalos são especialmente difíceis de lidar. Por exemplo, o nervosismo pode se originar de uma experiência ruim: seja por um acidente ou por um erro do cavaleiro, ou o cavalo se machucou e algo o assustou. Esse tipo de medo pode ser muito difícil de superar. Nesses casos, você precisará procurar a ajuda de um instrutor profissional e descobrir o que é possível fazer.

No entanto, a grande maioria dos cavalos ansiosos pode melhorar com manejo sensível e consistente. Facilitar a ansiedade do seu cavalo, assim como qualquer aspecto da condução que você está tentando melhorar, é um processo interminável. Trabalhe constantemente para se comunicar melhor com seus cavalos, para tornar seus auxílios mais claros e para melhor atendê-los.

Você saberá que está chegando a algum lugar quando a reação do cavalo às suas ajudas for simples, fácil e descontraída. A facilidade com que atende aos seus comandos sinaliza para você que ele não está apenas fazendo o trabalho que você pede, ele o entende.

Por David O’connor, Revista Equus (Abr/2015)
Traduzido e adaptado: Juliana Antonangelo

WordPress Ads
WordPress Ads