Paleteada e Freio Jovem encerram ciclo do Cavalo Crioulo na Expointer

Uma das maiores feiras da América Latina teve programação recheada para várias raças de cavalos

Chuva e emoção marcaram prova realizada no Parque Assis Brasil com vitória de dupla de Uruguaiana. A disputa, no dia 31 de agosto, foi parelha para definir a dupla vencedora do ciclo nacional da Paleteada. A ABCCC movimentou a pista do Cavalo Crioulo durante a Expointer, em Esteio/RS, com mais essa prova.

Pablo Rodrigues e Maurício Costa, Foto: Fagner Almeida

No final, venceu uma dupla de Uruguaiana. Pablo Rodrigues, montando Neruda do Boeiro, e Maurício Costa, com PP Presente do Renascer, levaram o título do ano na modalidade. A chuva foi presença constante em toda a prova.

Paulo Rodrigues chegou à final nacional pelo segundo ano consecutivo. Um fato inusitado marcou essa vitória. O seu companheiro de prova aceitou o convite para participar da competição 15 dias antes. “Só tenho a agradecer ao meu parceiro. Por problema de saúde, o meu colega oficial não teve condições de participar. Só deu para realizar dois treinos, mas conhecíamos a qualidade do cavalo”, disse.

Já Maurício Costa, destacou as características do exemplar e a amizade com os companheiros. “Tivemos a felicidade de ganhar de ponta a ponta e o nível de Esteio foi altíssimo”, afirmou. A Paleteada teve como jurados Júlio Cesar Moreira Hax e Thiago Andreolla Persici.

Francisco Cachapuz Móglia. Foto: Felipe Ulbrich

Já na disputa do Freio Jovem, a chuva deu uma trégua. Com a pista mais seca e um bom público, a Final Nacional do Freio Jovem – ciclo 2017 – ocorreu no domingo, dia 2 de setembro. A prova encerrou a programação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos na Expointer 2018. Crianças e adolescentes disputaram títulos em oito categorias. O ciclo contou com mais de 15 classificatórias.

Nas categorias Infantis Feminino A e B, as vencedoras foram, respectivamente, as ginetes Ana Betina Annas, montando Fandango do Forte Atalaia, e Antonella Blanco Suñe, guiando Medalhão da Cabanha Santa Fé.

Já na categoria Infantil Masculino A, o campeão foi Francisco Cachapuz Móglia, montando Palmas de Peñaflor Potentado. E na Infantil Masculina B, o vencedor foi Abel Dourado Neto, montando Marumby Tupambaé.

A categoria Juvenil Feminino teve como campeã a ginete Redellyn Araújo, montando Dama Alegre do Rebuliço. A Juvenil Masculino viu o campeão Luis Henrique Mansoni, guiando DGF Divina Luz, levar a premiação desse ano.

Ana Betina Annas. Foto: Felipe Ulbrich

Na categoria Aspirante Feminino, o primeiro lugar ficou com Nicolly Ribeiro, conduzindo Terremoto Ico. E na categoria Aspirante Masculino, a primeira colocação ficou com o ginete Gustavo Oliveira, montando Defensor Filhos do Vento.

O presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, afirmou que ao encher a pista do Cavalo Crioulo de jovens, crianças, famílias, fica garantido o futuro da raça. “Com certeza saem desta prova grandes ginetes e famílias apaixonadas pela raça. O Freio Jovem significa muito para o Cavalo Crioulo e para a Associação”, enfatizou.

Todas as informações sobre a ABCCC: www.abccc.com.br.

Colaboração: AgroEffective Comunicação

Deixe um comentário