Geral

Como cavalos selvagens convivem com furacões e desastres naturais

Publicado

⠀em

Por conta do furacão Florence, que chegou à costa sudeste dos Estados Unidos, muitas pessoas ficaram preocupadas também com os cavalos

O Florence foi considerado uma das tempestades mais intensas a atingir a região em décadas. Mesmo caindo de categoria ao longo dos dias, muito se falou sobre ele, que causou destruição por onde passou. Os Jogos Equestres Mundiais, que acontece na Carolina do Norte até domingo, 23 de setembro, teve que cancelar e adiar provas por conta dos fortes ventos.

Se você é uma das muitas pessoas que se perguntam se os cavalos selvagens da Carolina do Norte foram capazes de resistir à tempestade, temos boas notícias! Alguns grupos que cuidam da preservação desses cavalos foi às redes sociais anunciar que eles ficaram bem.

cavalos selvagens

Cavalos selvagens se adaptam bem à condições adversas

Como o Corolla Wild Horse Fund. Eles ficam nos Outer Banks do norte e disseram que o pior já passou. Os cavalos estão seguros e vivendo sua vida normalmente. A Cape Hatteras National Seashore também noticiou sobre os Ocracoke pôneis, nenhum deles sofreu danos com a passagem do Florence. Mas há ainda preocupação com os Shackleford Horses, que vivem numa ilha com nove quilômetros de extensão.

Ainda não se tem muitas notícias, mas há relatos de que os cavalos foram vistos atravessando as ondas e se alimentando normalmente. Eles são mais baixos que a estatura normal de um cavalo, por isso chamados de pôneis, igual aos Ocracoke. São de origem espanhola, descobertos na Europa há mais de 400 anos e moram em Outer Banks desertos na Carolina do Norte.

cavalos selvagensEspecialistas em fauna silvestre dizem que os cavalos, que frequentaram os Outer Banks por centenas de anos, suportaram muitas tempestades poderosas no passado e sabem como lidar com condições climáticas desfavoráveis. Não temos esse tipo de desastres naturais por aqui, mas é interessante saber um pouco mais sobre como os cavalos não domesticados convivem com eles.

Esses cavalos podem facilmente sentir uma mudança no clima e passam a se reunir, fazer preparativos para quando houver um desastre iminente. Faz parte da natureza deles, afinal, foram criados soltos, selvagens.

Para quem convive com esse tipo de situação algumas vezes por ano, é importante saber o que fazer. Ano passado, vimos várias imagens dos cavalos do Texas sendo salvos após a passagem do Furacão Harvey, um ciclone tropical que se tornou ativo e atingiu o solo no estado.

O Texas, naturalmente, possui muitos ranchos e muita gente se voluntariou na ocasião para abrigar e cuidar dos animais. As pessoas também dedicaram seu tempo no resgate de cavalos ilhados pela tempestade. E para que tudo isso aconteça, é importante que quem vive em regiões propensas a enchentes, furacões, tornados e incêndios florestais estejam sempre alerta.

cavalos selvagens

Desastres naturais fazem sofrer pessoas e os cavalos também

O primeiro passo: manter o trailer para os cavalos em bom estado sempre. O kit de primeiros-socorros e os telefones de pessoas que possam te ajudar devem estar sempre à mão. Para quem mora ao longo da costa, o boletim meteorológico é sempre um aliado, pois divulga informações com antecedência.

Da mesma forma acontece com áreas propensas a incêndios florestais – esse é algo que podemos sofrer por aqui. As autoridades sempre informam com antecedência para que as pessoas providenciem a evacuação. Já os tornados são mais difíceis de prever. A dica nesse caso é soltar seu cavalo, pois ele tem uma chance muito maior de escapar de um tornado ao correr livremente.

Muito se fala hoje em microchipagem dos cavalos, e essa medida poderá fazer com que você encontre o seu em caso de ser perder dele, seja da forma que for. Essa é uma outra dica para quem mora em países ou locais propensos à desastres naturais. Além, claro, de saber sempre quais locais em áreas seguras abrigam cavalos caso algo assim aconteça.

Portanto, mesmo que não tenhamos aqui no Brasil situações semelhantes, caso você precise saber: certifique-se de que seu cavalo está com as vacinas em dia; fique atento às previsões do tempo; certifique-se de que seu trailer ou seu caminhão estejam sempre funcionando; mantenha um kit de primeiros socorros à mão; saiba onde fica alojamentos de emergência para cavalos; tenha maneiras de identificar seu cavalo caso a separação ocorra.

Por Stacey Lorton/Cowgirl Magazine
Tradução e adaptação: Luciana Omena

WordPress Ads
WordPress Ads