O Cavalo Crioulo esteve, mais uma vez, em Esteio/RS, mostrando toda sua funcionalidade e habilidade em quatro modalidades diferentes
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos encerrou seu ciclo de finais. As provas começaram na quarta-feira, 26 de setembro, e seguiram até domingo, 30 de setembro. O Freio do Proprietário foi a última de quatro modalidades que definiu seus campeões, em seis categorias.
Acompanhar mais um momento marcante da temporada para a raça motivou criadores e usuários para a pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. No total, 88 competidores passaram pelos três dias de provas da modalidade.
Fernando GonzalezAs categorias Master A, Amador A e Amador Feminino A foram definidas na manhã de domingo, 30 de setembro. Ficaram com os títulos Fernando Gonzalez, de Porto Alegre/RS, montando Data Venia Folclore – esse foi o quinto título de Fernando na categoria; Luiz Alberto Martins Bastos, de Uruguaiana/RS, com Imperador da Tradição; e Kelly Ghisio, de Barra do Ribeiro/RS, guiando Amargo do Capão Redondo.
O Freio do Proprietário compõe as mesmas provas do Freio de Ouro, só que os ginetes que se apresentam são os donos dos cavalos. Outra diferença é que não são julgados machos e fêmeas separados. O que manda nessa ocasião é a qualificação do cavaleiro.
Kelly GhisioNo sábado, dia 29 de setembro, foram definidas outras três categorias. Na Master B, o título ficou com Sandro Rogério Facco, de Porto Alegre/RS, montando Nippon do Pontal. Na Amador B, o primeiro lugar foi de Alan Cattani, de Garibaldi/RS, montando N8 Chimarrita. Já na Amador Feminino B, o lugar mais alto do pódio ficou com Fernanda de Souza Maggi, de Caxias do Sul/RS, guiando Lua Cheia dos Sete Povos.
O coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, Fernando Gonzalez, avaliou que, além do crescimento da modalidade, ela cumpriu sua função de ser um momento de confraternização e troca de experiências entre os proprietários.
“Cumprimos a nossa missão social, aumentamos o número de participantes e qualificamos a competição. Todos os competidores são tratados com um grau de dignidade, independente do nível de competição, pois este é nosso objetivo”, salientou.
Luiz Alberto Martins BastosO julgamento ficou à cargo do trio Luís Rodolfo Machado, Rafael Terra e Roither Bez Barzan na categoria Amador; e Darlei Hess, Mário Móglia Suñe e Rodrigo Teixeira na categoria Master. No sábado também foram definidos os vencedores das categorias Amador do Movimiento a La Rienda, ficando Mario Pires montando Mapuche El Pituco no Amador A e Leonardo Borges montando RJ Alvoroço no Amador B com as primeiras colocações.
Ano passado, cada uma das modalidades – Ranch Sorting, Campereada, Movimento a La Rienda e Freio do Proprietário – teve sua final em momentos separados. A ABCCC quis, para essa temporada, uma maior integração entre os concorrentes, por isso realizou todas as finais na mesma semana.
Colaboração: ABCCC/Assessoria de Imprensa
Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC