Agromen: Brasileiro de Cavalos Novos teve uma boa participação e nível técnico

Provas de Salto foram realizadas no Haras Agromen, um dos criatórios mais conceituados na América do Sul

A participação no Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, durante o Concurso de Salto Nacional Haras Agromen, entre 10 e 14 de outubro, foi excelente, segundo avaliação dos organizadores. Estiveram em pista 237 cavalos distribuídos em quatro séries – 8 anos / 7 anos / 6 anos / 5 anos / 4 anos – apontando para a força e investimento na criação nacional.

O nível técnico também foi bastante elevado com desempate para decisão do pódio em todas as categorias. Nas séries 8, 7 e 6 anos, como de costume, os conjuntos foram para decisão contra o relógio. Visando a preservação e melhor desenvolvimento nas categorias de cavalos de 4 e 5 anos, valeu a melhor aproximação ao tempo ideal.

Haras Agromen
Calvano C JMen com Rodrigo Chaves Nunes: dupla campeã cavalos 7 anos. Foto: Luis Ruas

Dentre as cinco séries de cavalos novos, a criação Agromen, donos da casa e um dos mais premiados criatórias da América do Sul, triunfou em duas: Calvano C JMen, com Rodrigo Chaves Nunes, na série 7 anos. E na de 6 anos, Ralisco JMen II, na condução de Thiago Rhavy de Sá e Silva.

Rodrigo disputou com outros 45 conjuntos. A final teve oito no desempate, pois tinham zerado a primeira volta. Na decisão, Rodrigo e Calvano zeraram em 36s71. Artemus de Almeida ficou com as duas colocações seguintes. Com Cashua C JMen II zerou em 36s73 e com Acanthus JMen, pista limpa no desempate em 38s53.

Talvez uma das mais disputadas do final de semana, a Cavalos Novos 6 anos teve 57 conjuntos, e 13 no desempate. O campeão Thiago com Ralisco marcou 31s23 após zerar novamente na segunda volta. O segundo lugar ficou para Renato Rodrigues dos Santos/Jet Set M, 32s25. Deixando Luiz Felipe Pimenta Alves/Quantes MLW em terceiro, 33s03.

Haras Agromen
Guilherme Ciampi com SL Bombástico: campeão do GP Clássico. Foto: Luis Ruas

Na série Cavalos Novos 8 anos, 15 conjuntos estavam na briga e houve três no desempate para segundo lugar. O campeão foi Artemus de Almeida com Acarole do Refúgio, zero pp. O atual líder do ranking brasileiro de rendimento máximo, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Chiara JMen W, ficou com o vice, após desempate. Ele, Juan Pablo Mussini/Funk GJ e Renato Martinez de Barros / Cassiran JMen marcaram 8 p.p. na primeira volta. No desempate, Reynoso zerou em 37s48.

O maior número de inscritos esteve na Cavalos Novos 5 anos: 70 conjuntos. E 16 foram ao desempate para decidir a classificação final. Valia o tempo que melhor se aproximasse do ideal de 40 segundos. A vitória ficou para Osmar Soares de Arruda com Indara da Cabana, marcando na segunda volta 39s25. Artemus voltou ao pódio com Clakson JMen I, segundo lugar, 39s17. Em terceiro, Rodrigo Chaves também voltou ao pódio, com Jatobá Método, 39s07.

Outra categoria decidida por melhor aproximação ao tempo ideal, nesse caso de 54 segundos, foi a Cavalos Novos 4 anos. Na disputa, 50 conjuntos, com 24 no desempate. Na segunda volta, Rafael Miranda com LF Jolly Girl marcou 53s88, empatando novamente com Gilmar William Alves Ferreira e Carbella C JMen II, que também parou o cronômetro em 53s88. Dividiram o título.

Na programação, o GP/Clássico, a 1.40/1.45 metro, que encerrou Concurso. Quem levou a melhor foi Luiz Guilherme Ciampi, apresentando SL Bombástico, pista limpa em 39s08. A Copa Prata, a 1.30/1.35 metro, foi a segunda disputa mais importante no domingo, com vitória de Marcos Antonio da Costa Ribeiro Jr e La Noblesse JMen II. O principal páreo, o GP a 1.50/1.55 metro, válido pelo ranking brasileiro Senior Top, teve vitória de Lucio Osório com Galipolli.

Colaboração: Imprensa CBH

Deixe um comentário