A prova valeu como preparação da equipe para o Brasileiro e Sul-Americano da modalidade
Em 20 de outubro, o Clube Hípico de Santo Amaro foi palco de um Concurso de Adestramento Nacional. A prova serviu como preparação para o Campeonato Brasileiro e Jogos Sul-Americanos 2018, válidos como seletiva para o Pan 2019.
O adestramento, considerado base de todas as modalidades do Hipismo, reuniu jovens talentos, amadores e profissionais no tradicional Clube Hípico, sediado na capital paulista. O Concurso de Adestramento Nacional aconteceu em paralelo com a 6ª etapa da Copa Santo Amaro, 9ª etapa Campeonato Paulista e 5ª etapa da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano.
Mauro Pereira Jr com Don Enrico AMM está a caminho do Sul-Americano 2018O CAN reuniu 53 conjuntos. O juri esteve altamente capacitado com Claudia Moreira de Mesquita e Sandra Smith de Oliveira Martins, ambas juízas 4*, e Cel Marcio Navarro de Camargo, juiz internacional 2*. Também estiveram frente ao julgamento os Lindinha Macedo, Sonia Hansen e Ricardo Leão.
O evento contou com provas para cavalos novos, adestramento paraequestre, boa participação de alunos da Escola de Equitação da casa e outras entidades, bem como profissionais e candidatos às principais equipes brasileiras.
Para o cavaleiro Mauro Pereira Junior, com Don Enrico AMM, a disputa também serviu como treino para os Sul-Americano da categoria Senior. Mauro e Don Enrico empataram em primeiro lugar com Sarah Waddell, integrante da equipe medalha de bronze no Pan 2015, com sua nova montaria Baccara H.
Thereza Almeida satisfeita com seu desempenhoAmbos tiveram 68,284% de aproveitamento na reprise St George, a mesma do primeiro dia nos Jogos Sul-Americanos. Destaque também para atuação da amazona Thereza Almeida, mãe dos cavaleiros olímpicos e pan-americanos Luiza e Pedro Almeida. Montando Xaparro do Vouga registrou 66,078% na St George, vencendo entre os amadores.
Thereza começa a figurar entre os candidatos às equipes brasileiras, apontando que no Hipismo, único esporte Olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade, a idade não é limitante.
Visando promover a modalidade e o aprimoramento técnico foram realizadas diversas as atividades paralelas. Como exemplo, Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora da Confederação Brasileira de Hipismo, coordenou um encontro com cavaleiros e amazonas candidatos a equipe brasileira no Sul-americano Seniores 2018 e Pan-americano 2019.
Concorrentes, juízes e dirigentes na premiação da série St Georges ProfissionalClaudia Moreira Mesquita, experiente juiza internacional 4*, ministrou uma palestra com o tema ‘Como é feito o julgamento da prova de Cavalos Novos’ e Sandra falou sobre ‘Como ganhar mais pontos nas reprises – erros de base’.
O Sul-Americano da categoria Senior está marcado para acontecer entre 21 e 25 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. Será válido como qualificativa para os Jogos Pan-americanos 2018 no Peru, por sua vez qualificativos para Toquio 2020. A equipe completa foi anunciada essa semana pela Confederação Brasileira de Hipismo.
A equipe verde amarela no CDI de Buenos Aires está formada por João Paulo dos Santos montando Carthago Comando SN, Mauro Pereira Júnior com Don Enrico AMM, Yara do Amaral Fernandes com Dileto HI e Victor Trielli Ávila montando Al Pacino Comando SN.
Colaboração: Imprensa CBH
Fotos: Carola May