Pessoas de todo mundo se reuniram na segunda quinzena de novembro para celebrar o Awards 2018 da Federação Equestre Internacional
Os prêmios de Rising Star, Best Athlete, Best Groom, Against All Odds & FEI Solidarity foram entregues em cerimônia de gala no Gulf Hotel, em Manama, Bahrain, pela Federação Equestre Internacional.
Mais de 250 ilustres convidados, incluindo as principais lendas esportivas, representantes das 133 Federações Equestres Nacionais, parceiros da FEI e outros participaram da prestigiosa festa. O evento foi apresentado pela medalhista paralímpica Natasha Baker e pelo jovem ‘ás’ do Adestramento Juan Matute Guimon.
Os vencedores deste ano foram selecionados por quase 100.000 votos do público e por um painel de jurados especialistas. E são eles: Best Athlete: Simone Blum; Rising Star: Victor Levecque; Against All Odds: Leila Malki; Best Groom: Lee McKeever; e FEI Solidarity: Alex Hua Tian e o Horsemanship Charity Programme.
Simone Blum homenageou sua superestrela, a égua alazã Alice, quando subiu ao palco para receber o prêmio. A estrela alemã ganhou a medalha de ouro na modalidade Salto nos Jogos Equestres Mundiais de 2018 organizados pela FEI.
“Estou muito orgulhosa de ser o melhor atleta do ano. Penso que é o sonho de todos os competidores e outros excelentes atletas já venceram esse prêmio antes de mim. Para as pessoas que votaram, quero dizer ‘obrigada’. Foi um prazer para mim. Eu tenho os melhores fãs e apoio”, disse Simone.
Ela disse que ficou sem acreditar, já que tudo começou há apenas um ano e meio. “Estou aqui agora somente por causa de Alice, minha égua. Tenho muito orgulho de competir neste nível tão superior e estou tão feliz por ter Alice. É tão fácil para ela, e isso é ótimo”.
O francês Victor Levecque, de 20 anos, agradeceu a seus pais, sua equipe e seu cavalo após conquistar o prêmio Rising Star, para jovens atletas. Ele subiu ao palco pare receber o troféu alguns meses depois de ter conquistado o ouro por equipes e individual no Campeonato Europeu da FEI, em Fontainebleau.
“Ganhar o prêmio de Rising Star é incrível”, disse Victor. “Eu nunca pensei que ganharia este prêmio. Grato a Longines e a FEI por colocar a geração jovem em destaque. Para o futuro, meu objetivo principal é os Jogos Olímpicos, talvez em Paris 2024. Eu sei que a estrada é muito longa e esse é o meu sonho”.
Ao ser nomeado Best Groom, Lee McKeever, que trabalha com Mclain Ward, disse que “nunca foi um trabalho para mim, tem sido um estilo de vida”. Ele acrescentou: “É uma grande honra ter votos de todos”. A função de groom é ajudar o cavaleiro e o cavalo a estar preparado para competir. Todo o suporte em manter limpo, equipamento correto, cavalo encilhado, entre outros, é departamento dos grooms.
O Programa Horsemanship Charity garantiu o prêmio FEI Solidarity. Ano passado atuou melhorando a vida de mais de 200 crianças migrantes, ajudando-as a aprender habilidades pessoais através da construção do relacionamento com cavalos.
Leila Malki, vencedora do Against All Odds, quebrou tabus na Palestina ao incentivar outras garotas a entrar no esporte equestre. O adolescente viajou até a Colômbia e o Marrocos para participar de competições internacionais de Salto. “Se você tem um sonho ou uma meta, vá sem frente, e conquiste-a”.
Em homenagem aos vencedores e nomeados, o presidente da FEI, Ingmar de Vos disse que foi um prazer de celebrar algumas das maravilhosas personalidades do cavalo. “Indivíduos que representam o nosso esporte e tudo o que defendemos. E talvez o que o torne ainda mais especial é que os vencedores foram escolhidos pelo público. As pessoas foram motivadas e inspiradas por suas histórias.”
Fonte: FEI
Fotos: Liz Gregg