Geral

Cavalos Haflinger são pequenos, musculosos e elegantes

Publicado

⠀em

Sua pelagem beira a um ouro claro para um tom dourado profundo

O Haflinger, que também é conhecido como o Avelignese, é uma raça de cavalo desenvolvida na Áustria e no norte da Itália – na aldeia italiana de Hafling, na região de South Tyrol – no final do século 19. Os cavalos Haflinger são relativamente pequenos, musculosos e elegantes. A raça traça sua ascendência à Idade Média e existem várias teorias para sua origem.

Os Haflingers, desenvolvidos para uso em terrenos montanhosos, são conhecidos por sua resistência. Sua conformação atual e a aparência são o resultado da mistura de linhagens de sangue de várias raças árabes e europeias, nos pôneis tiroleses nativos originais. O garanhão fundador da raça, 249 Folie, nasceu em 1874. Em 1904, a primeira cooperativa de criadores foi formada.

Todos os Haflingers têm sua ascendência que chega até Folie, através de uma das sete linhagens. E são elas: Linha A, fundada por Anselmo, nascida em 1926; Linha B, fundada por Bolzano, nascida em 1915; Linha M, fundada por Massimo, nascida em 1927; Linha N, fundada por Nibbio, nascida em 1920; Linha S, fundada por Stelvio, nascido em 1923; Linha ST, fundada por Student, nascido em 1927; e Linha W, fundada por Willi, nascido em 1921.

As Guerras Mundiais I e II, assim como a Grande Depressão, tiveram um efeito prejudicial sobre a raça. Animais de baixa qualidade foram usados para salvá-la da extinção. Durante a Segunda Guerra Mundial, os criadores se concentraram em cavalos que eram mais curtos, favorecidos pelos militares para uso como cavalos de carga. A ênfase após a guerra mudou para animais de maior refinamento e altura.

No pós-guerra, a partir de 1946, os criadores concentraram-se na produção de Haflingers de raça pura e foi criado um livro genealógico fechado. O interesse na raça aumentou em outros países. Entre 1950 e 1974, o número de exemplares cresceu, mesmo quando a população geral de cavalos europeus diminuiu. Por volta de 2005, quase 250.000 Haflingers existiam em todo o mundo. A maior parte do plantel ainda seja proveniente da Áustria, mesmo tendo se espalhado pelo mundo.

Entre as aptidões, tração leve e várias disciplinas sob a sela, como Enduro, Adestramento, Volteio, e ainda Equoterapia. São ainda usados ​​pelos exércitos austríaco e alemão para trabalhar em terrenos acidentados. A World Haflinger Federation (WHF), o órgão regulador internacional, que controla os padrões de raça, é composta por uma confederação de 22 registros nacionais. E ajuda a definir objetivos, diretrizes e regras de reprodução para suas organizações membros.

Em média, mede de 1,34 m a 1,52m de altura (13,5 a 15 palmos). A pelagem é puxada para a dourada, mas oficialmente o chesnut é como são designados. Crinas e caudas brancas ou douradas e lisas. Garupa longa e bem musculosa. A cabeça é refinada e o pescoço tem um comprimento médio. No Brasil, exemplares são utilizados para a prática da Atrelagem.

Fonte e Fotos: Wikipedia

WordPress Ads
WordPress Ads