Atletas buscam caga para disputar o Sul-americano 2019 no Paraguai
O processo seletivo para o Sul-americano chegou a sua terceira de quatro etapas da primeira fase na Sociedade Hípica Paulista com ótima participação. Jovens talentos lutam por uma vaga nos Times Brasil, que na última edição do Sul-americano tiveram 100% de aproveitamento em todas as categorias.
Entre 12 e 14 de abril, aconteceu mais uma fase para a formação das equipes que representarão o Brasil no Sul-americano da Juventude, que acontece em outubro, no Paraguai. A disputa da vez reuniu 102 jovens talentos entre 12 e 18 anos de oito estados. Com alto nível técnico foram disputadas quatro categorias: Pré-mirim, 10 a 12 anos, a 1.10 metro, Mirim, 12 a 14 anos, 1.20 metro, Pré-junior, 1.30 metro, e Junior, 1.40 metro.
A armação dos percursos, mais uma vez, esteve a cargo da course-designer internacional e ex-amazona olímpica Lucia Faria Alegria de Simões. Que também idealizou os percursos das primeiras duas seletivas na Sociedade Hípica Paranaense em Curitiba e no Caxangá Golfe e Country Club, em Recife. A quarta e última seletiva será na Sociedade Hípica de Brasília, entre 16 e 19 de maio.
Nessa primeira fase das seletivas, os jovens talentos devem participar em no mínimo duas das quatro etapas. Na segunda, durante o Campeonato Brasileiro de Juventude, entre 11 e 14 de julho, no Clube Hípico de Santo Amaro/SP, a participação é obrigatória. Já na categoria Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45 metro, o Campeonato Brasileiro, entre 25 e 28 de julho, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, definirá a escalação das equipes.
Em breve, a Confederação Brasileira de Hipismo divulgará a contagem oficial da seletiva após três de quatro etapas. Caio Sérgio de Carvalho, renomado treinador, ex-cavaleiro olímpico e coordenador das categorias de base da CBH, acompanhou de perto o desempenho dos jovens em todas as categorias.
“Nas seletivas a gente não visa somente selecionar e observar, mas principalmente preparar os jovens talentos. O grau de dificuldade vai aumentando gradativamente visando o Campeonato Brasileiro que, por sua vez, prepara para o Sul-Americano”, comentou Caio Sergio. Ao lado dos pais e treinadores, Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, também prestigiou a competição.
Com duas classificações em segundo lugar e o oitavo posto na prova final, o jovem talento paulista Pedro Egoroff (foto de chamada) foi o vencedor da categoria Junior com sua nova montaria Umeunig Z. Ele coleciona títulos estaduais, nacionais e internacionais desde a categoria Mini-mirim. Estreando na categoria Pré-junior em 2019, a amazonense Lara Ozores de Souza, montando SL Ilustre, foi a campeã na classificação geral chegando em sexto, 15º e primeiro lugar. Ela é uma das grandes revelações da nova geração do Hipismo.
Em seu primeiro ano na categoria Mirim, a paulista Vivian Park Kang, a campeã sul-americana Pré-mirim 2018, levou Luna Pullmann ao topo do pódio classificando-se em terceiro, segundo e primeiro lugar. Finalmente, na categoria Pré-mirim, o jovem talento de Minas Gerais Henrique Dias Renno Silva com Oracle Tok garantiu o topo do pódio computando com segundo, primeiro e quarto lugares. Resultados completos no site da CBH.
Colaboração: Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Luis Ruas