Três Tambores & Seis Balizas

A força de Artenísio Teixeira Leite no cavalo!

Publicado

⠀em

A primeira modalidade que investiu foi a Conformação, mas foi levado pelos filhos a expandir a criação para animais de Velocidade

 

Artenísio Teixeira Leite
Foto: Arquivo

Criador forte de animais de velocidade no nordeste e empresário do ramo de hotelaria e proprietário do Haras New Cruxaty, Artenísio Leite Teixeira iniciou sua criação em 1990, com animais de Conformação, adquirindo Star Feature OSJ, filho de Ferrari Feature. Com o entusiasmo das provas funcionais da raça Quarto de Milha em todo o nordeste e a participação dos filhos Miguel e Manuela Leite nas competições, com o passar do tempo diversificou o foco na criação de seus animais, introduzindo sua marca também nas provas de Tambor.

Hoje é proprietário de importantes animais de velocidade, com sua genética disseminada em todo o Brasil, em cavalos de Corrida e Tambor.

Batemos um papo com ele!

 

Portal Cavalus: Você iniciou sua criação em 1990, como foi que começou essa história?

Artenísio Leite: Iniciamos a criação de cavalo Quarto de Milha no dia 17 de março do ano de 1990, quando adquirimos no leilão QM do Ceará, um filho do Feature Ferrari numa mãe Dan’s Boy Skippy, chamado Star Feature OSJ, do criador Olavo Sacchi Jr e duas potras mestiças de nomes Hiena LLS e Gueicha LLS, do criatório do meu maior incentivador da época Dr. Luis Luciano e Silva, filhas do Wide Georgie KRB, um filho do Failas Ambassador que ganhava tudo nas pistas de trabalho e conformação.

Adquirimos animais Rancheiro SKR, que nos deu muitas alegrias, e depois os garanhões Alabama JB (filho de Gary Baldy) e Spectacle Illusion (Ima Cool Skip x Magnolia Maiden). Foi meu auge nas pistas de Conformação. Eu apresentava nossos cavalos na categoria Amador. Mas com o entusiasmo dos meus filhos Miguel e Manuela nas provas funcionais do Quarto de Milha acabamos entrando para os Três Tambores.

 

PC: Como foi montar o Haras New Cruxaty?

AL: Com tempo fomos adquirindo mais animais, para alojá-los começamos a edificar o que é hoje o Haras New Cruxaty, com pista de provas de dimensões oficiais, redondel coberto, rodador para seis cavalos, piscina para natação de cavalos, 33 baias, laboratório, 20 piquetes de cast cross e tifton.

 

PC: Quando começou a investir animais de velocidade?

AL: No começo de 2001, entramos na linhagem de velocidade ao adquirirmos o garanhão americano Valid Proposal, AAAT- 102, ganhador nos Estados Unidos de mais de U$S 130 mil, sendo recorde de preços na época. E depois veio Devons Signature, SI 100, que são os garanhões do Haras New Cruxaty.

 

PC: Qual o plantel do Haras New Cruxaty?

AL: Atualmente temos cerca de 100 animais, entre doadoras, garanhões, potros e receptoras. Além dos garanhões já citados, possuímos cotas de propriedade de vários outros animais tais como Corona For Me, Nordick Only VM, Check Him Out, Gold Medal Jess, Tolltac Daring, Dean Miracle, Count Corona, Splash  Bac. E as matrizes temos filhas de Mr Jess Perry, Corona Cartel, Mr Eye Oppener, PYC Your Wagon, Heza Fast Man, Separatist, Eyesa Special, First Down Dash, Holland Ease, Blazen Bryan e Chicks Beduíno.

 

PC: Como é composta a equipe do Haras New Cruxaty?

AL: Temos dois treinadores, o José Gomes e Pedro Neto, dois os veterinários, sendo na parte Clínica o Dr. Marcondes e na reprodução Dr. João Evangelista, além de uma boa equipe de manejo. Nas provas de Três Tambores antes eu contava com a participação dos meus filhos mais velhos, o Miguel e a Manuela, mas hoje só os treinadores correm nossos animais. Agora os mais novinhos, Ester e Joshua, são a minha esperança para novas conquistas.

 

PC: Hoje você é um dos criatórios mais respeitados da região. Como é isso para você?

AL: É muito gratificante saber que os nossos investimentos no plantel nacional são reconhecidos, tudo isso se deve ao amor aos cavalos e as alegrias e amizades que fazemos neste meio.

 

PC: Como vê a crescente do mercado de cavalos no Nordeste?

AL: É muito bom ver a crescente do cavalo Quarto de Milha no Nordeste, isso se deve ao amor do nordestino pelo campo, pela vaquejada e também pelas corridas de cavalo, com investimentos altos dos grandes criadores.

 

PC: E quais os projetos do Haras New Cruxaty?

AL: Prezamos sempre investir no melhor da genética, disponibilizando para os amantes do Quarto de Milha de corrida animais de qualidade da nossa produção. E por isso nossos projetos são continuar incentivando o esporte equestre com realização de nossas provas e principalmente manter a qualidade do nosso Leilão Fortaleza Quarter Horse, que realizo em parceria com Rafael Leal e Claúdio Rocha.

Por Verônica Formigoni

WordPress Ads
WordPress Ads