Estrelas dos três tambores dão dicas de compra de cavalo para os pais

Encontrar o cavalo certo para seu filho montar pode ser uma tarefa difícil

Quer seja o primeiro cavalo do seu filho ou esteja trocando de animal devido a idade e mudança de categoria, é importante considerar o estilo de vida da sua família, as diferentes idades e níveis de experiência, bem como os outros cavalos que já têm ao fazer compras.

“Certifique-se de que será um cavalo que não só se adeque ao estilo de equitação do seu filho, mas também seja compatível com a vida da sua família, pois é um animal que irá ficar com vocês por anos”, comentou Leslie Kinsel, treinadora, ex-competidora e mãe de Hailey Kinsel, atual campeã mundial de três tambores pela PRCA.

“É sempre bom observar o cavalo antes de embarcá-lo. Se ele recua ou chuta seus outros cavalos ou não. O estilo desse cavalo combina com sua família? Você tem filhos pequenos que precisam estar seguros ao lado desse cavalo? Ou a compra é para seu único filho e ele já tem idade suficiente e nível de equitação que pode deixar você mais pode relaxado em algumas coisas?”

Leslie enfatiza especialmente a importância de que essa ação leve o tempo que for necessário. Encontrar o cavalo perfeito não é fácil e pode levar meses, até mais de um ano. “Tome tempo, olhe, olhe, olhe; investigue, faça sua devida diligência, não se apresse”, diz Leslie. “Se não é o cavalo certo ou alguém o compra primeiro, continue a busca, provavelmente há um melhor à frente”.

Levar outro ‘par de olhos’ com você, que tenha opinião para ajudar a decidir também é uma boa ideia. Certifique-se de que a pessoa esteja familiarizada com sua família, como seu filho monta e as qualidades mais importantes que você está procurando no cavalo. Faça sua pesquisa nos registros desse animal – tudo bem fácil hoje com a internet – e entre em contato com as pessoas que já montaram-no antes ou que o conhecem bem.

“Eu arrisco dizer: sempre leve outra pessoa! Especialmente se você não for um cavaleiro. Mas mesmo que tenha experiência, que seja do meio, vá acompanhado”, reforçou Leslie. “Confie na sua capacidade de pesquisa, mas chame alguém que conhece o cavalo e o tenha visto em outras arenas em outros anos. Realmente investigue esse cavalo em particular”.

Nellie Miller, campeã mundial de três tambores pela PRCA em 2017, também sugere encontrar alguém confiável em sua área, conhecido por ter cavalos bons e sólidos com uma boa reputação. “Meu pai treinou todos os nossos cavalos, então eu tive sorte nesse departamento. Se você não puder fazer isso, é importante procurar conselho de alguém que tenha bons animais. Talvez, não precisem ser os mais rápidos, mas que apenas estejam bem domados para que seus filhos se divirtam”.

Leslie, Nellie e também Sherry Cervi, tetracampeã mundial de três tambores pela PRCA, com 19 qualificações para a NFR, concordam que o animal escolhido precisa ser mais experiente para poder servir bem para uma criança pequena ou a um competidor em começo de carreira, seja a idade que tiver. “Minha opinião é que os cavalos mais velhos são os melhores, se você puder encontrá-los, para ensinar as crianças. Ele já está acostumado com a atividade”, reforçou Sherry.

Estrelas dos três tambores
Foto: Tammy Sronce

À medida que a criança envelhece e progride na equitação, um cavalo mais jovem e mais rápido pode ser uma opção, mas certifique-se de que a base do seu filho seja sólida antes de mudar de montaria. “Quando eu era muito jovem, meus pais me colocaram nos cavalos mais velhos. Quando eu já estava com um pouco mais de experiência, fui aprender a montar os mais novos. O melhor jeito de começar é mais devagar, pois assim não adquire vícios que serão difíceis de corrigir mais para frente”.

Leslie concorda, e apesar de sua filha Hailey ser uma campeã mundial, foi dessa forma que ela a treinou, construindo uma base sólida em sua carreira como juvenil em cavalos mais lentos e firmes. “Quando ela tinha seis, nove ou 12 anos, andava em cavalos que marcavam 25 segundos. As pessoas que a veem hoje fazendo sucesso, não conhecem essa parte da história. Era assim que eu acreditava que daria certo, segurança em primeiro lugar, e base. Precisamos desafiá-los a buscar algo mais, mas sempre com segurança”.

Uma vez que você encontrou uma montaria segura e experiente, que acha que é o ajuste perfeito, faça um exame veterinário pré-compra completo antes de assinar o cheque. Isso serve para qualquer animal que comprar e pode ajudar a garantir que tenha escolhido um exemplar sadio para seu filho. No entanto, tenha em mente que os cavalos mais velhos podem exigir algumas necessidades básicas de manutenção, como injeções ou suplementos adicionais.

Investigando minuciosamente o passado do cavalo, combinando o estilo dele ao de equitação do seu filho, aconselhado por pessoas que conhecem o animal e realizando um exame de pré-compra, você prepara seu filho para anos de felicidade com um parceiro em quem ele possa confiar e aprender junto!

Fonte: Barrel Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Foto de chamada: Kailey Sullins

Deixe um comentário