A modalidade vem criando força no estado e como prova de crescimento, em uma mesma data, vários competidores se reuniram em duas cidades
Com o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento do comércio de cavalos, além do reconhecimento do esporte equestre no estado do Tocantins, foram realizadas no último final de semana, duas provas de três tambores nas cidades de Gurupi e Silvanópolis. Para que as competições acontecessem durante as exposições agropecuárias de cada região, os organizadores cumpriram com as datas estabelecidas anteriormente pelas prefeituras.
Como as modalidades equestres no Tocantins crescem de forma significativa, a ideia, mesmo dividindo os competidores que escolheram as regiões mais próximas para participarem das respectivas provas, acabou contribuindo para a divulgação dos três tambores em locais diferentes. As expectativas tanto em Gurupi quanto em Silvanópolis foram superadas com provas que mostraram além de premiações atrativas, organização e estrutura de ponta, um alto nível de competidores e animais.
Satisfeito com a competição realizada em Silvanópolis, o prefeito da cidade, Gernivon Adão P. Rosa, garantiu que esta foi a primeira de muitas que virão. “A prova ficou bonita e trouxe um brilho diferente para o rodeio, nossa cidade não conhecia a modalidade e depois desta primeira apresentação, a ideia é manter o evento de forma anual, durante nossa feira agropecuária que já é um grande atrativo para a população local”, ressaltou.
Para um dos organizadores da prova realizada em Gurupi, Marcio Rezende, esta foi mais uma competição feita com o propósito de incentivar os atletas do estado que segundo ele, estão cada dia mais preparados e empenhados no esporte. “Fazemos a prova dos três tambores todo ano durante a ExpoGurupi e sem dúvida, esta competição foi um sucesso com competidores de alto nível, ótimas apresentações que sempre trazem um diferencial para a festa”, destacou Marcio, dizendo ainda que boa parte dos atletas do Tocantins estão prontos para disputarem provas de nível nacional.
Ambas as provas foram realizadas no último sábado, dia 8 de junho. Em Gurupi, a competição teve classificatória durante o dia e a apresentação das finalistas aconteceu durante a noite. Já em Silvanópolis, a prova foi realizada somente no período da noite antes da abertura do rodeio. A premiação de seis mil reais foi distribuída em dinheiro para as cinco primeiras colocadas da prova de Silvanópolis, com porcentagens de acordo com as colocações. Em Gurupi, além do bolão, a grande campeã da categoria Feminina, levou uma moto ‘zero’ km para casa.
Por Camila Furtado
Fotos: Cedidas