Quem fala sobre o assunto é o chileno Ishbak Ari Shehadeh Vergara, etologista equino e estudioso do comportamento animal
Muitas vezes me perguntam se o esporte equestre competitivo pode andar de mãos dadas com o manejo comportamental, ou com as técnicas de bem-estar animal (um termo pelo qual sou perdoado, dado o caráter conflitante ao qual ele está relacionado).
Portanto, eu vou me referrir ao tema como ‘gerenciamento de estresse’, porque é isso que me interessa. Bem-estar também cobre a saúde física dos cavalos, mas esse é o tema dos veterinários.
Da minha experiência com cavalos de alto desempenho, o estresse é o principal problema que é visto em baias ou pistas de treinamento. As causas são diversas. Comportamento inadequado, manuseio inadequado, abuso, traumas devido a acidentes e muitas outras coisas.
Agora, respondendo à pergunta que fizemos no início, eu sinceramente não vejo nenhuma razão sobre cuidar da saúde de nossos cavalos possa ser prejudicial a eles, ou contraproducente para um esporte.
Se um cavalo tem uma doença física que faz com que o desempenho não seja bom, o que geralmente se faz é tratá-lo com um veterinário, e nisso não há questionamento nenhum. Então, se um cavalo sofre de estresse, que não permite que ele se entregue, porque devemos nos perguntar se é bom tratá-lo.
Os jogadores de futebol na véspera de um jogo são deixados para dormir em um hotel. Lá, eles não se preocupam com nada além de descansar e relaxar para a partida. E o técnico garante que seus jogadores não sejam enviados para comprar uma lista gigantesca de coisas no supermercado, evitando assim que se cansem de andar pelos corredores com carros pesados que possam feri-los.
Cavalos como pessoas com estresse não têm bom desempenho. Sem estresse, você aprende melhor. Você vive melhor e mais fácil. E um cavalo sem estresse salta mais, corre mais rápido e gira melhor um tambor.
Se temos planos de saúde para os nossos cavalos, por que não está pensando em ter um gerenciamento de estresse profissional? Do refeitório de Dun le Palestel de onde escrevo este artigo deixo-vos essa pergunta …
Por Ishbak Ari Shehadeh Vergara
Estuda o comportamento animal e ministra palestras e cursos pelo mundo
Foto: Cedida