Crioulo

Final do Freio de Ouro 2019 promete muita emoção

Publicado

⠀em

As provas que encerram o ciclo começam amanhã com alto nível dos animais e premiação em dinheiro

A evolução da raça Crioula vem sendo demonstrada ano a ano nos desafios superados nas pistas, especialmente durante o ciclo do Freio de Ouro que tem a sua final entre os próximos dias 22 e 25 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, durante a Expointer.

Ao todo, 98 animais, 49 fêmeas e 49 machos, se habilitaram a disputar o pódio. Foram avaliados aspectos como inteligência, temperamento e resistência. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Francisco Fleck, afirma que o nível dos animais que participaram das semifinais foi excelente, o que gera uma expectativa positiva para a final. Ele ainda destaca o recorde no número de animais que estiveram nas classificatórias, mais de 500 exemplares.

“Em todo o ciclo, contando desde o início das credenciadoras, mais de mil animais participaram para chegar aos finalistas”, informa, lembrando que estarão em Esteio os dois campeões do ano passado. A égua Independência do Espigão vai defender o seu título e o cavalo JA Libertador tentará conquistar o tricampeonato, o primeiro da história do Freio de Ouro.

O dirigente ressalta, ainda, que neste ano ocorreu a primeira classificatória realizada no Centro-Oeste do Brasil, em Campo Grande/MS, com a participação de criadores de oito Estados diferentes. Fleck também salienta que a final do Freio de Ouro contará com uma pista muito boa para as provas e um gado de excelente qualidade da Estância Tamanca, o que permitirá a realização de um espetáculo de primeiro nível.

Freio de Ouro. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

“Estamos aguardando visitantes de vários países, entre eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Itália, França e Alemanha,” informa. O presidente da ABCCC anuncia que também ocorrerá neste ano, durante as provas finais em Esteio, a oficialização do lançamento da primeira edição do Freio de Ouro da Europa.

A prova acontecerá em uma versão reduzida das que ocorrem no Brasil, e será em Verona, na Itália, no início de novembro, durante a tradicional Feira Cavalli. “O Freio de Ouro já é uma prova internacional que junto com as classificatórias e credenciadoras ocorridas em países vizinhos, passa a ter agora uma prova no Continente Europeu”.

Segundo ele ainda, o Freio de Ouro além de ser a grande ferramenta de seleção utilizada pela ABCCC e que forjou nos últimos 36 anos esse excelente cavalo, também está servindo para internacionalizar a equitação gaúcha e o Cavalo Crioulo. “Passamos a ter esta prova criada no Sul do Brasil a ser realizada também na Europa”, finaliza.

Novidade

Neste ano, uma das novidades da competição é a premiação de R$ 200 mil que será distribuída entre os oito ganhadores: fêmeas e machos Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca.

Os dois trios de jurados já foram definidos e anunciados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Na categoria Fêmeas, a atribuição de notas ficará a cargo de André Luiz Narciso Rosa, Federico Argüelles e Rodrigo Albuquerque Py. Enquanto na divisão Machos, o trio responsável será composto por Eduardo Móglia Suñé, Luis Rodolfo Machado e Luciano Corrêa Passos.

Morfologia. Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Nacional da Morfologia

Com uma anatomia que combina força, beleza e resistência, a prova de Morfologia do Cavalo Crioulo promete exibir os melhores exemplares da raça na Expointer 2019. Ao todo, 232 animais participarão da Nacional da Morfologia no Parque de Exposições Assis Brasil, nos dias 26 e 27 de agosto. A seletiva para esse julgamento percorreu 19 cidades, distribuídas entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Para chegar ao resultado final da competição, os jurados irão observar, por exemplo, o perfil triangular da cabeça do animal, o tamanho das orelhas, o lombo, o dorso, a garupa, as angulações do corpo, o equilíbrio, a estrutura óssea e a musculatura.

Os 232 animais selecionados para a etapa final da competição na Expointer foram escolhidos entre 1,3 mil que participaram de provas classificatórias. Na comparação ao ciclo da exposição morfológica realizado para a feira agropecuária do ano passado, houve um aumento de 28,5%, ou seja, 289 exemplares a mais. Na lista, 158 exemplares inéditos. As Cabanhas Basca e Santa Fé classificaram o maior número de animais e participarão, cada uma, com dez exemplares.

Paleteada. Foto: Fagner Almeida/ABCCC

Paleteada
Uma das provas mais concorridas da raça Crioula terá sua final de ciclo durante a Expointer 2019. Nos dias 29 e 30 de agosto, 70 duplas disputarão o lugar mais alto do pódio na pista do cavalo Crioulo em Esteio. A modalidade reuniu mais de três mil conjuntos nas classificatórias e semifinais, entre as forças A e B.

Somente este ano, foram realizadas 18 provas a mais que em 2018, culminando em 270 paleteadores nas três semifinais: Uruguaiana/RS, Santa Vitória do Palmar/RS e Lavras do Sul/RS. A maior parte das duplas, 60, é do Rio Grande do Sul, cinco de outros estados brasileiros, duas do Uruguai. Serão distribuídos R$ 30 mil em premiações.

Freio Jovem. Foto: Crédito Felipe Ulbrich/ABCCC

Freio Jovem
A programação do cavalo Crioulo na Expointer 2019 vai ser encerrada com o já tradicional Freio Jovem. De 30 de agosto a 1º de setembro, a gurizada vai invadir a pista no Parque de Exposições Assis Brasil para curtir a modalidade promovida pela ABCCC. Segundo o coordenador da Subcomissão das Provas Jovens da ABCCC, Fernando Gonzalez, alguns destes jovens serão ginetes profissionais, mas outra parte ainda está se descobrindo no que vai gostar de fazer.

Ele explica que o entendimento da ABCCC é que esta é uma fase de diversão e não de competição. “O nosso objetivo final é que a gente perpetue a modalidade, associando a cultura, mas que seja uma fase de diversão, e que a competição seja secundária no processo de participação”. Algumas mudanças foram feitas para atrair os jovens sem perder a tradição e manter a cultura.

Gonzales ressalta que a ideia foi a de manter a modalidade junto ao Freio de Ouro e a Morfologia, com o objetivo de aproximar os jovens dos seus grandes ídolos, que são os ginetes profissionais. “Com isso vai haver uma transferência de cultura e de conhecimento destes ídolos aos jovens”, finaliza.

A final do Freio de Ouro, no domingo dia 25 de agosto será transmitida ao vivo pelo Canal Rural. Todas as informações sobre o evento você encontra: www.abccc.com.br | fb.cavalocrioulooficial/ | instagram.com/cavalocrioulooficial. Para ver mais conteúdo como esse click aqui.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

WordPress Ads
WordPress Ads