Quatro vezes campeão do NRHA Futurity, é uma das lendas da modalidade e do cavalo de modo geral
No dia 9 de dezembro de 2011, em Ocala, Flórida, Bill Horn faleceu em decorrência de uma doença, aos 73 anos. Uma lenda da Rédeas, que deixou um dos mais importantes legados para a indústria do cavalo. Foi aluno dedicado de Dale Wilkinson e aprendeu bem o ofício. Um dos cavalos famosos que montou foi Continental King.
Ele foi um mentor para muitos, presidente da NRHA, é membro do Hall da Fama da NRHA. Também foi o primeiro competidor a atingir a marca de um milhão de dólares em ganhos. Ganhou NRHA Futurity quatro vezes: 1967 (o segundo futurity da história), com Mr Poco Luis; 1972 com Eternal One; 1981 com Aces Command; 1987 com Spirit Of Five; e foi cinco vezes reservado campeão.
Em 1981, foi campeão e reservado do NRHA Derby, o segundo evento da história nessa faixa de idade para os animais, com Dry Gulch e Two Eyed Matador. Em 1986 repetiu o feito, campeão com Vincents My Way e reservado com Im Not Trash. Voltou a vencer em 1991 com Trashadeous – NRHA Hall of Fame em 1996; e um ano antes tinha sido reservado com Barroom Be Aech.
Foi campeão mundial NRHA em 1978 com Walkaway Rene; em 1980 com White Is; e em 1992 com Trashadeous. Também ficou quatro vezes com o título de reservado campeão. Em 1995, Bill Horn inaugurou a galeria do NRHA Million Dollar Rider, onde permaneceu. E em 1992, a NRHA imortalizou sua história no Hall of Fame.
Acima de tudo, era um amigo. Mas também um adversário a ser batido. Para as mesmas pessoas que inspirou, muitos deles que começaram a competir e treinar Rédeas por sua causa, Bill Horn era a pedra no sapato em todas as competições da época. Em relatos de amigos que conviveram com ele, não era preciso um ótimo cavalo, mas sim apenas um cavalo. Ele fazia sua mágica. Em tudo que ele teve chance, aproveitou o máximo.
Sem dúvida, em um esporte que estava começando a ganhar força na época em que ele competia, Bill Horn foi um dos responsáveis por várias das mudanças que aconteceram na historia da modalidade e da NRHA. Os amigos o chamavam de BH, um cavaleiro técnico e competitivo. Era casado com Kim e seu irmão Paul Horn também competia em Rédeas. Além do talento e amor pelos cavalos, tinha um ótimo senso de humor.
Por Luciana Omena
Fonte e fotos: NRHA