O Árabe é historicamente conhecido não apenas pela sua beleza, mas também pelas suas habilidades funcionais
Com a fundação da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional em 2011, o cavalo Árabe oferece a seus cavaleiros a oportunidade de participar dessas provas organizadas pela própria ANCAF com importantes premiações. Esse ano de 2019, essa entidade aliada a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe vem realizando ações que visam fortalecer ainda mais as modalidades esportivas da raça.
A prova de Três Tambores está entre essas ações. A ideia é aumentar a participação da modalidade nos grandes eventos e agregar um número maior de treinadores e competidores com o cavalo Árabe. No dia 21 de setembro, a ANCAF deu início a temporada 2019/2020. A prova de abertura do Circuito ANCAF de Três Tambores aconteceu em São Roque/SP, durante o GP São Roque.
“Essa foi a primeira etapa, primeira prova após a Nacional do Árabe. Encerramos na Exposição as disputas do ciclo 2018/2019 e agora já abrimos a nova temporada. Estamos programando um calendário com oito etapas para 2019/2020. Temos certeza que de um crescimento ainda maior dos criadores e usuários”, comenta o presidente da ANCAF, Brunno Zanotta.
Sobre a etapa de abertura, Brunno faz uma avaliação positiva. “A etapa foi muito boa. Tivemos crescimento dos inscritos. Também muita procura de usuários e criadores de outras raças, para entender melhor sobre as provas do cavalo Árabe. E nessa intenção, buscando como adquirir animais da raça. Tivemos animais se destacando, com tempos iguais, e outros muito próximos, aos de provas do Quarto de Milha e Paint Horse, que correram na mesma pista”.
A próxima etapa já está marcada e acontece entre 15 e 16 de novembro, em Indaiatuba/SP, durante a Breeders Cup do Cavalo Árabe. O Brazilian Breeder’s Cup 2019, citado como tendo em sua programação a próxima etapa da ANCAF, acontece junto com a 27ª Exposição Internacional do Cavalo Árabe.
Brunno reforça que grandes criadores raça já aderiram às provas de Três Tambores, como Haras HVP, Haras Vale Formoso, Haras Santa Chiara, Haras Savitu. “Acreditamos que muitos outros estão interessados devido aos animais estarem mostrando a funcionalidade, beleza e agilidade da raça. Provando que além de lindo é um cavalo completo”, finaliza.
O Árabe é historicamente conhecido não apenas pela sua beleza, mas também pelas suas habilidades em relação à velocidade, inteligência, força, resistência e destreza, o que o torna altamente versátil.
Como provas funcionais, além dos Três Tambores, a raça é apta a realizar provas de Enduro, Seis Balizas, Cross Country, Maleabilidade, Corridas, Apartação, Hipismo Clássico, Hipismo Rural e provas específicas da raça como Western Pleasure, Trail Horse, English Pleasure e Pleasure Driving.
Campeões: Aberta Senior 1D – Ryyan El Madan – Almir Faleiro dos Santos – 17s147; Potro do Futuro – Fortune HVP – Almir Faleiro dos Santos – 18s145; Feminina – Ryyan El Madan – Juliana Couto Faleiro – 17s319; Amador – Ryyan El Madan – Arthur Couto Provasi – 16s886; Kids – Mig Davon – Renata Godoy – 18s830. Resultados completos: @abccarabe.
Por Equipe Cavalus
Fotos: SandroPinheiro