Introduzido no Hall Of Fame 1979 é até hoje uma lenda do rodeio mundial
Seus recordes já batidos, mas Larry Mahan, nascido em 21 de novembro de 1943, em Salem, Oregon, definitivamente faz parte dos livros de história do rodeio mundial como um dos maiores cowboys de todos os tempos. Tinha apenas 14 anos de idade quando ingressou na PRCA. Desenvolveu um talento individual para as três modalidades de montaria.
Cada um exigindo estilos e habilidades totalmente diferentes. Algo que foi acompanhado por apenas alguns enquanto ele competiu. Mahan usou essas habilidades para conquistar cinco títulos mundiais de all-around consecutivos, entre 1966 e 1970. Recorde que foi batido quase uma década depois por Tom Ferguson.
Mas não superado até 1994 por Ty Murray. Mahan ainda foi all-around em 1973 – marca também quebrada por Murray em 1998 – e tem dois títulos mundiais da PRCA de montaria em touros, 1965 e 1967. Tudo isso em um período de 15 anos.
À medida que sua carreira se desenrolava, saiu de um rapaz tímido para alguém gentil e articulado. Esse talento adquirido o levou a ser um bom garoto-propaganda da época. Entrou para o Legends Of ProRodeo do ProRodeo Hall of Fame and Museum of the American Cowboy em 2010 e para o Hall Of Fame em 1979 na categoria All-Around, a que premia os cowboys completos.
Quando Mahan começou a competir, a PRCA ainda se chamava RCA – Rodeo Cowboys Association. Bull Riding, Saddle Bronc Rinding e Bareback Riding eram a sua especialidade e ele foi o primeiro atleta a classificar nas três para a National Finals Rodeo. Quando estava na ativa, batia recordes também de ganhos por temporada. Em 1967, por exemplo, faturou em prêmios mais de US$ 50.000,00, montante antes jamais conquistado em um só ano.
Começou os anos 70 alcançando US$ 280.000,00 de ganhos. Mas os anos seguintes foram difíceis para Mahan. Mesmo com o título mundial PRCA no all-around em 1973, precisou conviver com lesões que, por muitas vezes, o afastaram das arenas. De qualquer forma, seu nome está gravado como um entre os ‘reis dos cowboys’. Maham, Tom Ferguson e Murray.
Até que Trevor Brazile ganhou seu oitavo título all-around em 2010 superando todos eles. Brazile hoje tem 24. Mahan está em praticamente todas as galerias da fama do rodeio nos Estados Unidos. Além da ProRodeo, para citar algumas, Oregon Sports Hall of Fame, Pendleton Round-Up and Happy Canyon Hall of Fame, Cheyenne Frontier Days Hall of Fame, Bull Riding Hall of Fame.
Sua história faz parte de dois documentários, The Great American Cowboy e Rodeo. É um dos personagens-título da música Ramblin’ Jack and Mahan, de Guy Clark. Desenvolvido sua personalidade, lançou um álbum, com nove música, intitulado Larry Mahan, King of the Rodeo. Também fez pequenas participações nos filmes J.W. Coop. (1972), Six Pack Annie (1975) e The Honkers (1972).
Quando se aposentou das arenas, entrou para o ramo de escolas de rodeio, administrava algumas. Criou e lançou uma marca de roupas western e também de botas. Inclusive, no filme No Country for Old Men o ator principal usava um par das botas Larry Mahan. Sua marca de chapéus, chamada Larry Mahan, está disponível na Milano Hat Company desde 1984. Desde 1977, ele tem um rancho perto de Phoenix, Arizona , onde vive até hoje sossegado.
Fonte: ProRodeo, Wikipedia