Entrevista: conheça a trajetória da competidora Simone Segato

Na edição deste ano do Mundial de Três Tambores da raça Paint Horse, Simone conquistou o 3º lugar entre as Top Team do Mundo

A paixão pelos cavalos surgiu muito cedo na vida de Simone Segato. Afinal, desde pequena já gostava de andar a cavalo com o seu pai. Mas a sua relação com a raça Paint Horse só foi surgir depois de muitos anos, quando se apaixonou por um cavalo durante uma cavalgada.

O exemplar em questão era Dark Bar Fancy (Chicka Bar Fancy x Cowy Mind Wimpy), um garanhão Paint que ela acabou ganhando de presente do marido, Luiz Eduardo Carvalho Segato. Visto que Simone não deixou que o animal fosse cadastrado, nasceu o Haras Selection.

Dessa forma, para tirar proveito de toda a aptidão esportiva do cavalo Paint, Simone escolheu correr pelos Três Tambores. Apesar de se considerar um bebê na modalidade, ela já soma títulos importantes. Entre eles: o 3º lugar entre as Top Team do Mundo durante o Mundial da American Paint Horse Association (APHA), realizado esse ano no Texas (EUA).

 

Na edição deste ano do Mundial de Três Tambores da Raça Paint Horse, Simone conquistou o 3º lugar entre as Top Team do Mundo
Simone conquistou o 3º lugar entre as Top Team do Mundo no Mundial da APHA

Para entender um pouco mais a sua trajetória de campeã na modalidade e também sobre como foi assumir a responsabilidade de ter sido a única brasileira que saiu do país para correr no Mundial da APHA, o portal Cavalus bateu um bate-papo bem legal com a competidora. Confira!

Como e quando o foi seu primeiro contato com o mundo dos cavalos?

Simone Segato: Desde muito pequena já montava em cavalos com o meu pai. E sempre fui apaixonada por cavalos pintados, sempre os achei muito mais bonitos. Na verdade, lindos. Eu amo, pois me encantam desde muito pequena, inexplicável minha relação com eles.

 

Simone Segato conquista o 3º lugar do Top Team do Mundial da APHA
Simone Segato fez questão de levantar a bandeira do Brasil durante a competição nos Estados Unidos

Por que escolheu o cavalo Paint?

Simone Segato: Num primeiro momento eu vi um cavalo pintado, o Dark Bar Fancy, em uma cavalgada e fiquei encantada. Meu marido Luiz Eduardo Carvalho Segato me deu de presente e eu amei. Era um garanhão da raça Paint Horse. Não deixei castrá-lo, então nasceu o Haras Selection. A raça Paint Horse, como sua raça irmã Quarto de Milha, possui animais de todas as linhagem, ou seja, de corrida, trabalho e conformação. Isso porque tem a mesma origem o cavalo Mustang. E os Paint Horses são pintados por obra divina, Deus realmente caprichou! São extremamente habilidosos, ágeis, velozes e, de sobre tudo, maravilhosos. Dessa forma, escolhi a raça Paint Horse por tudo isso junto.

Há quanto tempo compete pelos Três Tambores?

Simone Segato: Eu ainda sou bebê nos Três Tambores. Em fevereiro de 2020, completam 2 anos que iniciei na modalidade, quando me atrevi a substituir o meu afilhado Igor Segato Diniz, que se afastou do time de Três Tambores do Haras Selection por conta da faculdade em período integral e em outro Estado. Tudo começou na segunda etapa do Campeonato Barretos, ou seja, fevereiro de 2018. Tenho muito a aprender e melhorar.

Como foi conquistar uma vaga para o Mundial da APHA? 

Simone Segato: Tudo começou com um convite da diretoria da APHA, no Nacional da ABCPaint em dezembro de 2018, após me sagrar Campeã Nacional nos Três Tambores e no Team Penning. E eu então aceitei, mas achava que era só festa.

Em meados deste ano, pois já estamos praticamente no final, meu marido me surpreendeu quando falava ao telefone com a frase: “a égua classificou para o Mundial “ e eu então perguntei “que égua?” E, então, com um sorriso ele me disse: “a que arrendei nos Estados Unidos para você correr o Mundial.” Explodi de tanta alegria, foi muito legal.

Então, eu fui correr atrás do passaporte que estava vencido, do novo visto, etc Foi uma loucura, enfim cheguei uma semana antes do dia que iria correr, treinei na égua Splash, carinhosamente apelidada de Tulipa, dois dias, no Rancho do Brayan Taylor e na véspera da prova na pista do Will Rogers.

 

Foram três vitórias importantes conquistadas por Simone no Mundial da APHA
Foram três vitórias importantes conquistadas por Simone no Mundial da APHA

Desde que soube que correria o Mundial de Três Tambores da Raça Paint Horse, os treinos se intensificaram, e em diferentes cavalos, pois te prepara melhor.

Para tanto contei com o apoio do meu marido Luiz Eduardo Carvalho Segato, do Francisco Garcia, ABCPaint, da Guabi Nutrição Animal (minha patrocinadora), o suporte técnico do Júlio Firmino, do Claudio Muniz e da Claudia Ono, do Curso Três Giros, esses últimos meus treinadores. Fez muito a diferença na hora H.

Técnica, preparo e equilíbrio emocional fazem você ter uma prova tranquila, mesmo que seja um Campeonato Mundial. Mas, sem Deus, nada disso seria possível, eterna gratidão a ele.

Leia mais notícias sobre o cavalo Paint Horse

Como foi participar do evento da APHA sendo a única brasileira que saiu do Brasil para correr por lá?

Simone Segato: Foi uma grande responsabilidade, pois não foi só sair do país e ir correr o Mundial. Eu fui oficialmente designada pela ABCPaint para representar o Brasil nos Estados Unidos e voltei muito feliz, pois sendo a minha primeira vez num Campeonato Mundial da raça Paint Horse eu obtive um resultado bastante significativo.

 

Simone Segato - 3º lugar do Top Team dos Três Tambores
Simone Segato faz questão de agradecer a todos que lhe ajudaram a conquistar esse prêmio

Qual foi a sensação em conquistar tantos prêmios?

R: Foi inacreditável, sensacional! Ainda não acredito. Foram três 3º lugares, podium de 3ª colocada no Amador Principalmente, 3ª colocada no Amador, 7ª colocada na Sênior, essas colocações me renderam o 3º lugar entre as Top Team do Mundo. Estou muito agradecia a Deus e a todos os amigos que muito me ajudaram, sem eles nada seria possível.

Pretende participar mais vezes?

Simone Segato: Com certeza, ano que vem se Deus permitir estarei lá correndo atrás do 1º lugar e representando a ABCPaint e o Brasil mais uma vez e com muito orgulho.

Por Natália de Oliveira
Legenda da foto em destaque: Simone Segato venceu pela primeira vez em Barretos com a égua Samira, considerada sua xodó
Crédito da foto em destaque: Arquivo Pessoal/Simone Segato
Crédito das outras fotos: Divulgação/Assessoria de imprensa ABCPAINT

Deixe um comentário