A FEPEINA – Festa do Peão de Douradina – no Paraná terminou com duas finais de tirar o fôlego
A Festa do Peão de Douradina – FEIPEINA aconteceu entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Dessa forma, foi realizada pela Associação dos Agropecuaristas de Douradina, presidida por Wiliam Custódio, vice-presidente Nicholas Martins de Mello, direção do rodeio Rodrigo Martins e Matheus Sossai.
Pela modalidade Touros, o formato de 2020 em Douradina levou de volta a final com cinco competidores. Assim sendo, um verdadeiro show dado pelos competidores com cinco paradas. A disputa esteve tão equilibrada que dois competidores venceram empatados.
Anderson de Oliveira, de Mundo Novo/MS, atual campeão da ACR – Associação dos Campeões de Rodeio, e Daniel Batista, de Inhumas/GO, atual campeão de Barretos.
“Já faz alguns anos que venho batendo na trave, mas graças a Deus este ano consegui”, fala Anderson de Oliveira. “Fiz uma boa temporada ano passado e agora consegui mais essa vitória, de um rodeio que queria muito ganhar”.
De acordo com Daniel, “acredito que depois de Barretos esta é a vitória mais importante da minha carreira. Conseguir mais esse grande rodeio para meu currículo fo algo muito importante. Em resumo, vencer Douradina é a realização de um sonho”.
A melhor boiada do evento foi a Cia Máfia do Boi e o melhor touro foi Netflix.
Cutiano
O Recinto de Rodeios Oswaldo Formighieri recebeu, sobretudo, depois de 15 anos, novamente provas da modalidade Cutiano, rodeio em cavalos. E a expectativa, de fato, foi exatamente a realidade da competição. Alto nível de competidores e muita dificuldade oferecida pelos animais da Cia Tito Cardoso
Na final do Cutiano somente dois competidores conseguiram vencer seus animais. A vitória ficou para Altamiro Lima dos Santos, de Deodápolis/MS. “Todos nós do Cutiano estamos felizes com o retorno da modalidade em um grande rodeio como Douradina”, fala o campeão.
“Parabenizo a comissão por acreditar em nós, estou muito contente com a vitória. Foi conquistada com muito esforço e contra grandes concorrentes e em animais difíceis”.
O melhor animal da FEPEINA foi Fera Goiana (Cia Tito Cardoso).
Balanço
Conforme reforça Wilian Custódio, “o sucesso do evento se deve ao trabalho árduo de toda comissão organizadora. Sem o empenho deles, sobretudo, nada disso seria possível. A presença do público também foi importante e o apoio dos patrocinadores, que são fundamentais para qualquer evento”.
O presidente aproveitou para convidar os amantes do rodeio para voltarem a Douradina de 4 a 7 de fevereiro de 2021. “Foi um ano desafiador, inserção de uma modalidade, trabalhar só com as boiadas do Paraná”, diz o diretor de Rodeio Rodrigo Martins.
Porém, de acordo com ele, o resultado foi o esperado. “Tivemos o Cutiano retornando, atendendo nossa expectativa. As boiadas paranaenses não nos decepcionaram, proporcionando junto com os competidores uma final eletrizante. Ficamos muito contentes com a competição de arena.”
Resultados completos, clique aqui.
Colaboração e Fotos: Eugênio José