Técnicas ensinadas são de origem indígena, prestando homenagem a cultura de Ranquel, e foram criadas pelo adestrador de cavalos
A doma índia foi criada pelo argentino Oscar Scarpati Schmid. Ao longo do tempo, ele vem ministrando cursos por diversos lugares – incluindo o Brasil, na UC em 2012. Procura, portanto, ensinar técnicas sobre cuidados específicos com cavalos, em uma linha que é também estilo de vida.
As foram técnicas criadas por Oscar Scarpati através dos ensinamentos que teve ainda criança com um índio Ranquel puro. Sobretudo, o conceito de estudo da Doma Índia é um método não-violento, que não fere o animal e auxilia na missão de discipliná-lo dentro dos limites necessários.
Com quase 75 anos hoje, o argentino vem de uma família rural. A família Scarpati vive nos Pampas, as planícies que se estendem para o oeste no centro da Argentina. De modo que esses vastos prados são tradicionalmente usados para criar gado. Dessa forma, cuidado pelos compatriotas (a versão moderna dos gaúchos) a cavalo.
Os cavalos são uma parte importante da cultura do local e os nativos da região, os ranqueles, são famosos por suas habilidades em cavalos selvagens domesticados. Assim sendo, os Scarpati aprenderam essa arte com os índios. Os cavalos são domados sem violência ou coerção.
Em primeiro lugar, usa-se apenas paciência e uma profunda compreensão do temperamento e instintos do animal. Quem já viu Oscar trabalhando se encanta. Ele entra no curral, tira os sapatos e seus olhos brilham. Sua maneira de encarar o adestramento de um cavalo jovem é tornar-se um.
Os movimentar-se como um cavalo dentro do curral, ele ganha confiança. Perde o status de predador para ganhar o de amigo do cavalo.
História
De acordo com a BBC News, até os 12 anos de idade o adestrador não havia falado uma palavra sequer. Por fim, recebeu o diagnóstico de autismo. A família percebeu, portanto, que toda vez que Oscar se aproximava de um cavalo parava de chorar.
Seu tio, que morava nos Pampas argentino, um homem de fazenda chamado Don Cristóbal, passou a cuidar dele. Entre outras coisas, aprendeu com o tio a amar e a respeitar os animais. Já que para os ranqueles, os cavalos são semideuses e qualquer forma de violência é proibida.
Não só respeitam como também aprenderam a imitar o comportamento dos cavalos e a se comunicar com eles. Empatia que ensina a entender os medos dessas criaturas selvagens e como ganhar sua confiança. Nesse sentido, Oscar Scarpati tornou-se especialista no assunto.
Três de seus cinco filhos seguiram seus passos. Eles viajam pelo mundo domesticando cavalos com seu método não violento. Oscar simplifica sua filosofia: “Mostre ao cavalo sua alma e ele lhe mostrará a dele.”
Fonte: Website Official e BBC News
Fotos/Crédito: Erica Canepa
Veja outras notícias no portal Cavalus