Posto de presidente da Sociedade Rural Brasileira foi anunciado no começo de fevereiro e você vai conhecer mais essa personagem da nossa Semana da Mulher
A nova presidente da Sociedade Rural Brasileira é Teresa Vendramini, 60 anos, pecuarista e socióloga. A paulista assumiu o comando da entidade como sucessora de Marcelo Vieira. A eleição ocorreu na sede da SRB em 10 de fevereiro.
Eleita pelo Conselho Superior, Teresa ficará à frente da entidade em mandato de três anos. Dessa forma, até o início de 2022. Sobretudo, ela foi a primeira mulher a assumir uma posição administrativa na SRB.
Diretora do departamento de Pecuária na gestão de Vieira, Teresa Vendramini integra a terceira geração de uma família que há 80 anos acumula vínculo com o agronegócio. Natural de Adamantina, raduada em Sociologia e Política pela FESPSP, ela gerencia atualmente propriedades rurais em Flórida Paulista/SP e no Mato Grosso do Sul.
Antes de mais nada, a empresária notabilizou-se como uma das principais referências femininas do agronegócio no Brasil. Nos três anos como diretora de Pecuária da SRB, promoveu debates, palestras e workshops para capacitação de pecuaristas em todas as regiões do País.
Sobretudo, nesses encontros, tratou sobre o papel do produtor para o avanço do setor e o desenvolvimento de novas tecnologias, gestão dos negócios dentro de campo, negócios e sustentabilidade.
Diferencial
“Fui até agricultores, dos mais simples aos mais tecnificados, conhecer na prática suas reivindicações e os principais desafios”, relata Teresa. “Essa aproximação é hoje meu diferencial para ajudar no desenvolvimento do agro brasileiro”.
Entre seus diversos feitos, em 2018 foi homenageada na celebração de 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pelos serviços prestados em prol da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico do agronegócio nacional.
Na ocasião, foi apresentada como ‘representante do agro que o Brasil precisa: arrojado, ousado, bem informado e realizador’. Acima de tudo, sua gestão à frente do departamento de Pecuária da SRB foi marcada por episódios em defesa dos interesses dos pecuaristas.
Teresa mobilizou produtores rurais na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra a suspensão do embarque de animais vivos.
Além disso, ela ainda liderou os debates sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, participou de discussões na OIE (Organização Mundial da Saúde Animal) e na FARM (Federação das Associações Rurais do Mercosul).
Teresa Vendramini comandará a entidade em parceria com os vice-presidentes Pedro de Camargo Neto, Francisco de Godoy Bueno e Sergio Bertolozzo. O Conselho também elegeu para a diretoria executiva: Bento Mineiro, Simone Tanus, Azael Neto, Renato Diniz Junqueira, Marcelo Schunn Junqueira e Marcus Falleiros.
Fonte: SRB
Foto/Crédito: Divulgação/Flavia Tebaldi
Veja outras notícias no portal Cavalus