Coronavírus: aprenda a prevenir o contágio

Ministério da Saúde alerta sobre os cuidados necessários para se evitar a contaminação pelo COVID-19

Antes de mais nada vale ressaltar que o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro registro de contaminação pela doença em humanos ocorreu em 1937, mas somente em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia parecer com uma coroa.

Anos se passaram até que, no dia 31 de dezembro de 2019, um novo agente do coronavírus foi descoberto após casos registrados na China. Portanto, a nova versão da doença foi chamada de COVID-19.

Vale ressaltar que a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Transmissão da doença

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação está ocorrendo por gotículas respiratórias ou o contato.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Portanto, é importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. No entanto, ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Antes de mais nada vale ressaltar que o coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados pela doença é, em média, de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Saiba como se prevenir:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  • Evite aglomerações se estiver doente.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Não compartilhe objetos pessoais.

 
Veja mais notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário