O cavalo pode mover-se longe dos lugares mais movimentados, possibilitando chegar aos templos isolados da região de Angkor
No Camboja, país que fascina por sua cultura milenar, templos grandiosos e culinária aromática, cavalgamos na região de Siem Reap. Com efeito, é nesse local que fica o complexo de templos que algumas pessoas chamam de 8ª Maravilha do Mundo: Angkor Wat. Assim sendo, considerada maior estrutura religiosa do mundo, com cerca de mil ruínas de templos em diferentes estados de conservação.
Antes de mais nada, durante o primeiro dia de cavalgada passamos em áreas residenciais ao redor de Siem Reap. Lá tivemos contato com a comunidade local, vendo como vivem seus habitantes. Cruzamos campos de arroz e plantações de lótus, flor com simbolismo religioso, usada nos templos.
No segundo dia e último dia de cavalgada, passamos em alguns templos budistas*. Assim como fomos até WatAtwea, templo do final do século XI. Durante a cavalgada passamos em alguns Templos com seus Pagodes e Estupas. *O Budismo é a religião que predomina no Camboja.
No dia seguinte, já sem os cavalos, fomos visitar os principais templos do Complexo Angkor, com destaque para The Angkor Wat, The Bayon e TaProhm, este com gigantescas árvores envolvendo as construções. Na decoração dos Templos encontrei pouca referência a cavalos.
Angkor
Angkor serviu como sede do Império Khmer, que floresceu entre os séculos IX e XV. As centenas de templos que sobrevivem hoje são apenas o esqueleto do vasto centro político, religioso e social do Império Khmer.
Ao mesmo tempo, no auge, a cidade contava com uma população de um milhão de pessoas, a maior cidade pré-industrial do mundo. Logo após a queda do império Khmer, os templos de Angkor que estão situados no meio de florestas e arrozais, foram abandonados por séculos.
Em resumo, atualmente os principais já foram restaurados ou estão em trabalhos de restauração. No último dia de nossa Programação no Camboja, fomos conhecer o trabalho da ONG – Comunity First, que junto com a ONG Bridge of Life, mantém uma escola em KompongKhleang, vila flutuante muito pobre junto ao Lago Tonle Sap, um projeto de muita relevância que tem parceria com a agencia Cavalgadas Brasil.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus