Todo atleta precisa estar em condições ideais para competir. Os cavalos também!
O atleta equino também pode ter uma vida esportiva de alto rendimento. Para isso, precisa estar devidamente condicionado. Incluindo, claro, os cavalos da modalidade Rédeas. Em sua dia a dia, e no momento da prova, executam círculos de alta octanagem, giram rapidamente e executam detalhes que terminam com poderosas paradas.
Realizar manobras complexas em alta velocidade pode colocar tensão nas pernas e no corpo do cavalo. Assim como qualquer atleta de elite, os de Rédeas devem estar em forma o suficiente para fazer seu trabalho sem correr o risco de se machucar.
Se o seu cavalo estiver fora do trabalho por um período de tempo prolongado, convém trazê-lo com cuidado de volta aos treinos. Para ficar bem condicionado, pode executar exercícios de força para maximizar o desempenho e minimizar as lesões quando ele voltar ao ritmo normal.
Antes de mais nada, como determinar se seu cavalo está pronto para uma carga de trabalho competitiva?
Por que a aptidão é importante?
Se o seu cavalo não estiver em forma, seus músculos ficarão cansados e não poderão funcionar corretamente. Algumas lesões nos tecidos moles podem ocorrer devido à fadiga, incluindo a do sistema respiratório.
Mas, com o condicionamento adequado, a capacidade de respiração aumenta e seu cavalo é capaz de extrair oxigênio mais rapidamente para a corrente sanguínea. O que promove uma recuperação muscular mais rápida durante um treino.
Planeje seu ano
Quando você inicia uma nova temporada, é uma boa idéia fazer um calendário com os eventos que quer estar presente. Além disso, inclua no planejamento o dia de saída e chegada das viagens e a distancia da sua casa até a prova.
Se deseja tirar um mês de folga para férias, por exemplo, mas quer voltar a competir assim que voltar, faça passeios ou trilhas para manter seu cavalo em atividade. Até que retorne com a preparação normal para competição.
É bom dar uma folga ao seu cavalo. Isso ajuda a refrescar sua mente. Mas você deve trabalhar sempre seguindo o calendário que escolheu. Respeitando os períodos ideais para deixá-lo condicionado a tempo de não haver lesões durante treinos e prova.
Conhecendo seu cavalo, você pode alternar exercícios ao trote com outros em maior velocidade. Muitas vezes, reduzir a pressão para mantê-lo sadio é a melhor opção. Leve em consideração que as atividades devem ser regulares e constantes durante cada semana.
Pressão
Os comandos com as pernas são essenciais. Todavia, tome cuidado para não pedir tanto muito cedo. Um número espantoso de cavalos se lesiona enquanto está sendo exigido antes do tempo. Voltamos aqui ao que falamos acima: construa uma programação que incluirá pausas e períodos de treinos, viagens e eventos, considerando o tempo que precisa para deixar seu cavalo sadio e condicionado adequadamente.
Só para ilustrar: você pode andar o dia todo nas baias, para cima e para baixo, se movimentando sempre, montando todos os dias. Contudo, não estará apto para fazer uma corrida de dez quilômetros. Para que isso seja possível, você precisará de um treinamento específico. Então, o mesmo serve para seu cavalo.
Se ele tiver a maior parte do tempo no pasto, de folga, sem a programação regular de treinos e provas, não adianta exigir dele de uma hora para outra uma alta performance. Volta a colocar pressão devagar, andar mais a passo. Depois evoluir para trote e só quando tiver recondicionado passar para o galope.
Seu programa de condicionamento também depende do nível de atividade livre do seu cavalo. Se você tem um que se movimenta mais, sobe e desce a cerca, galopa bastante no pasto, certamente ficará muito mais apto porque está fazendo mais exercícios aeróbicos. Ao contrário do que o cavalo que apenas abaixa a cabeça e pasta. Esse não terá resistência ou boa forma. Quer seja com o primeiro exemplo quer seja com o segundo, tenha paciência para recuperá-los.
Alterne os dias em que precise colocar mais pressão. E perceba quando pode passar de um ou dois exercícios para um numero maior sem cansar seu cavalo ou exigir demais. Sempre preste atenção nos sinais que ele dá, no caso de estar sentindo dor.
Ele está pronto?
Um cavalo deve estar em exercício regular e programado por seis a oito semanas antes de uma prova. Uma vez condicionado, ele provavelmente não precisa ser trabalhado todos os dias. Alguns programas consideram quatro dias por semana como ideal, com não mais de dois dias consecutivos, desde que os dias úteis e o horário de trabalho permaneçam consistentes.
Você quer que seu cavalo fique confortável e não sem fôlego durante sua sessão de treinos. Quaisquer sinais de fadiga e desconforto são indicadores de que ele pode precisar de mais condicionamento. Sobretudo, nem todas as mudanças são físicas, por isso observe também as mudanças mentais. Ao passo que tudo precisa estar bem alinhado com a parte alimentar do seu cavalo. Uma dieta adequada é importante, especialmente quando você está trabalhando para melhorar sua aptidão.
Por Sebastian Petroll, com Abigail Boatwright/Reiner
Fotos: Abigail Boatwright
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus