A estreia do Salto em Jogos Olímpicos

Direto do túnel do tempo, as modalidades equestres participaram das Olimpíadas 28 vezes

Nos Jogos Olímpicos, o Hipismo é dividido em três modalidades: Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Salto. Ademais, todas elas contam com competições individuais e por equipe.

A primeira participação de uma equipe brasileira em Jogos Olímpicos foi em Londres 1948. De lá para cá, conquistamos apenas três medalhas olímpicas. A saber: uma de ouro Individual, com Rodrigo Pessoa em Atenas 2004; e duas de Bronze por Equipe, em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Todas no Salto.

Voltando para Londres, 1948, o melhor resultado do Time Brasil foi do General Franco Pontes, que terminou a competição como décimo colocado Individual, montando Itaguai. Formada somente por militares, a delegação brasileira nessa edição dos Jogos Olímpicos foi chefiada pelo general Edgar Amaral.

A estreia do Salto em Jogos Olímpicos Direto do túnel do tempo, as modalidades equestres participaram das Olimpíadas 28 vezes

Participação

Dessa forma, contou com o então Tenente-Coronel Franco Pontes e ainda os capitães Rubem Continentino, com Bom Soir, Eloy Menezes, montando Sabu, e o tenente Renyldo Pedro Guimarães Ferreira. Completou a equipe o veterinário capitão Darcy Villaça.

De acordo com dados da CBH, o transporte dos cavalos para a Inglaterra foi feito por um navio do Lloyd Brasileiro e a viagem durou 32 dias. Alguns cavaleiros seguiram na mesma embarcação. Em Londres, cavaleiros e animais ficaram alojados na Escola Militar de Sandhurst.

Na ocasião, a prova das Nações teve como palco o tradicional e famoso estádio de Wembley. Entretanto, o time brasileiro sofreu algumas alterações com a troca improvisada de cavaleiros. Eloy acabou ficando como reserva da equipe, enquanto Morrot, que era pra integrar o Salto, acabou indo para o time de CCE.

Vale lembrar que os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram em 1896, na Grécia. E o Hipismo fez sua primeira participação em Paris 1900. Portanto, somente 48 anos depois o Brasil estreou para nunca mais ficar de fora.

Fonte: CBH
Crédito das fotos: História do Hipismo Brasileiro

Veja mais notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário