O evento, que acontece uma vez por ano, é a grande base para formação das futuras equipes em Jogos Pan-americanos, Mundiais e Olímpicos da modalidade
Foi de 3 a 8 de outubro que a nata jovem do Hipismo esteve reunida no Club Hipico Argentino, em Buenos Aires. Entre equipes e cavaleiros e amazonas competindo no individual, dez países estavam representados: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguay, Peru e Uruguay. O Campeonato Sul Americano da Juventude – FEI Southamerican Championship teve a pista desenhada pelo course-designer argentino Ivan Tagle.
Ouro, prata e bronze para o Brasil na categoriaMirim. Foto Luis Ruas
Na disputa por equipes, o Brasil subiu ao pódio em todas as categorias faturando oito medalhas: ouro e prata nas categorias Mirim (12 a 14 anos) – 1.20 metro de altura e Pré-junior (14 a 16 anos) – 1.30 metro, ouro e bronze na categoria Junior (14 a 18 anos) – 1.40 metro, prata na Young Riders (16 a 21 anos) – 1.45 metro e bronze na série Extra Internacional Pré-mirim (10 a 12 anos) – 1.10 metro. O saldo, naturalmente, foi mais do que positivo.
Na disputa individual não foi diferente, com nada menos que oito medalhas também: Felipe Ferreira, ouro na categoria Pré-mirim, Maithe Marino, Maria Luiza Martha Vieira e Henrique Maranhão, ouro, prata e bronze na Mirim, e ouro e bronze na Junior, respectivamente, de Pedro Backheuser, bicampeão nessa prova, e Thales Marino. A Mirim, diga-se de passagem, foi totalmente dominada pelos brasileiros. Dos 17 conjuntos que passaram para a segunda volta, oito eram do Brasil.
Felipe de Mello Siqueira Ferreira com CS Witch,campeão Pré-mirim. Foto Luis Ruas
O Sul-Americano da Juventude, evento anual, é a grande base para formação das futuras equipes do Brasil em Jogos Pan-americanos, Mundiais e Olímpicos. A edição 2018 desse evento já tem data marcada: Las Condes no Chile, entre 5 e 11 de novembro. Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, que viu de perto o êxito dos jovens saltadores, só tem elogios a todos da equipe.
Na difícil categoria Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45 metro, última decisão individual no Sul-Americano 2017, o Brasil ficou de fora de pódio.
Fonte: Imprensa CBH
Foto Principal: Sarah Azevedo Pimenta da Costa com Gentle Z, ouro Pré-Júnior por equipes. (Luis Ruas)