Apesar da flexibilização da quarentena em muitos estados, é bom ficar atento porque a ameaça de contágio da Covid-19 ainda é real
Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 está sendo responsável por uma mudança completa no estilo de vida diário, isso visando a segurança de todos no Brasil. Neste montante também podemos incluir a vida dos nossos cavalos.
Afinal, viver em quarentena, toque de recolher e aprender a trabalhar em casa reiterou a importância das visitas ao haras, hípicas e centros de treinamento visando manter a saúde mental.
Como estados em todo o país relaxam os requisitos de ficar em casa, o portal Cavalus dá algumas dicas sobre como manter seus cavalos e cavaleiros em segurança e, consequentemente, o mais saudáveis possível. Confira!
Segurança acima de tudo
Em primeiro lugar, limite as visitações ao seu haras ao menor número de pessoas possível e, sobretudo, continue a manter os protocolos de distanciamento social recomendados. Estes que incluem um metro e meio de distância entre indivíduos, por segurança.
Só porque a quarentena está sendo flexionada não significa que a ameaça acabou. Aliás, é bom saber que a Covid-19 pode ser detectado no ar por até 3 horas após a transmissão.
Por isso que algumas haras/hípicas/centros de treinamento criaram um cronograma em que os clientes podem reservar horários para suas visitas. Reduzindo a quantidade de pessoas no local, permitindo apenas entre três a quatro pessoas presentes ao mesmo tempo.
Portanto, este pode ser o passo mais apropriado para os haras em estados que foram forçados a fechar completamente. Além disso, incentive a lavagem adequada das mãos e forneça o máximo de locais/oportunidades para as pessoas fazerem essa higienização.
Devido à estrutura do vírus, lavar as mãos com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos é a maneira mais eficaz de evitar a contaminação. O desinfetante para as mãos deve conter pelo menos 60% de álcool para ser eficaz.
Atenção com a limpeza
Faça um gráfico de limpeza diária ou horário para evitar a transmissão do vírus. Desinfecte as áreas de contato comuns regularmente e evite compartilhar equipamentos e suprimentos entre as pessoas. A Covid-19 pode viver em cobre por até quatro horas, papelão por 24 horas e plástico e aço inoxidável por até três dias.
Os materiais não porosos (rédeas / selas / cabeçadas de couro, cordões de nylon / cordas de chumbo, trincos de porta, maçanetas, bico de pulverização) abrigam o vírus por mais tempo do que os materiais porosos (cordas de chumbo de algodão, almofadas de sela). Então, limpe diariamente as traias de couro comum.
Pulverizadores de aerossol tendem a retirar o couro dos óleos. Portanto, se você usar um spray de aerossol para desinfetar sua traia, deixe-o secar completamente e recondicione o couro para protegê-lo.
Ademais, sabão e água são outra maneira eficaz de quebrar o revestimento de bactérias e vírus. Sem falar que geralmente são seguros para a maioria dos equopamentos.
Alvejante diluído desinfecta bem, mas o couro pode secar e rachar devido a tratamentos repetidos. Desinfecte as travas de porta, bicos de pulverização, fechos de amarração cruzada, forquilhas, carrinhos de mão e outros itens frequentemente usados regularmente ou após contato com o pessoal
Travas da porta, extremidades da mangueira, interruptores de luz, torneiras e conchas de alimentação devem ser limpas e desinfetadas com freqüência.
Por fim, é muito importante o uso de máscara de proteção facial para reduzir o risco de propagação de germes. Sem falar que você pode até medir a temperatura dos presentes e, assim, não permitir que ninguém entre no haras doente. Isso pode ajudar bastante os clientes a se sentirem confortáveis.
Indústria do cavalo precisa continuar…
Tornar o ambiente o mais seguro possível é fundamental para colocar a indústria do cavalo em pé novamente, e cada instalação, seja privada ou pública, deve ter políticas escritas em relação ao COVID-19 e esperar que todos os clientes e profissionais cumpram com eles.
Manter nossos cavalos saudáveis sempre foi uma prioridade, mas sem os proprietários, você não pode manter as luzes acesas.
Por Equipe Cavalus
Fonte: United Horse Coalition
Crédito da foto:
Veja mais notícias no portal Cavalus