Essa história inusitada aconteceu logo na abertura do All American Quarter Horse Congress nos Estados Unidos
As dependências do Ohio Expo Center, em Columbus, vivem momentos de muitas alegrias desde o dia 3 de outubro, quando teve início do All American Quarter Horse Congress, um dos maiores eventos de uma única raça no mundo. As provas, em diversas modalidades, acontecem até o dia 29, mas logo na abertura, uma vitória marcou a vida de duas mulheres para sempre.

“Meu objetivo era estar entre os dez melhores, mas ganhar é maravilhoso”, disse Lidia. Até terminar a faculdade, ela nunca tinha feito uma prova sequer. Então, até agora não acredita nessa vitória, ainda não caiu a ficha para ela. “Essa vitória significa tudo.” Ela e Tania, que é da Austrália, tornaram-se grandes amigas. “Lidia é como uma filha para mim”, comemora Tania.
Julep tem cinco anos, o mesmo tempo que levou desde o encontro delas até a vitória no Congress. Apesar de não ter passado pelas provas de potro do futuro, Julep ganhou maturidade ao longo do tempo. No entanto, no início deste ano, ela foi diagnosticada com EPM (mieloencefalite protozoária equina), uma doença neurológica, e Tania não tinha certeza que a égua pudesse entrar em pista novamente. Elas nunca esperavam que em menos de um ano Julep se apresentasse e ainda que se tornaria campeã. “Estou completamente em êxtase”, finalizou Tania.
Fonte e Foto: Barbara Aitken Jenkins/AAQHC