No entanto, os demais rodeios que foram interrompidos em meados de março devido à pandemia da COVID-19 terão o mesmo rumo
O Houston Livestock Show & Rodeo – RodeoHouston – , um dos maiores e mais famosos rodeios do mundo, teve o seu cancelamento anunciado em 11 de março. A programação oficial havia começado no dia 3 de março e seguiria até o dia 22. Contudo, as atividades todas foram paralisadas quando o problema do contágio começou a se agravar.
Isso tudo aconteceu logo após o The American Rodeo. Muitos rodeios começaram a cancelar seus eventos, o primeiro foi o RodeoHouston. Em seguida, houve a paralisação total do segmento. Dessa forma, a PRCA começou a estudar uma forma da retomada gradual das etapas. O que se deu depois de mais de 40 dias, com o rodeio de Cave Creek. Assim, coordenaram para finalizar Houston.
Formato
Tradicionalmente realizado no NRG Stadium, as competições valendo pela continuação do RodeoHouston aconteceram Cowtown Coliseum, no Fort Worth Stockyards, Texas, de 29 a 31 de maio. Chamada de Super Series Finish, o evento concluiu a fase classificatória iniciada em Houston, com as rodadas dos Brackets (turmas) 3, 4 e 5.
Ou seja, as últimas sete apresentações, com 64 participantes considerando todas as modalidades. Acima de tudo, com a pandemia ainda prevalecente, atletas e todo o staff mínimo necessário foram submetidos a exames de saúde para garantir a segurança. Como não houve público, os fãs contaram com a transmissão pela TV através do The Cowboy Channel e pelo App The Cowboy Channel Plus.
No formato de disputa do RodeoHouston para cada modalidade: a Super Series, que conta com a divisão dos competidores em cinco turmas (classificatórias); em seguida, duas semifinais, um Wild Card (repescagem); e a grande final. A sequência da competição, contudo, não vai acontecer. A PRCA se empenhou apenas em finalizar a fase que já havia sido iniciada.
Como cada rodada atribui ganhos de acordo com a ordem de tempos e notas, os competidores dessas turmas restantes puderam somar para o ranking assim como os que já haviam se apresentado. O brasileiro Marcos Alan competiu na turma 4 em Tie-Down Roping e garantiu um terceiro lugar no round 2 com uma laçada de 7s5, somando US$ 1.000,00. Agora ele se posiciona em 31° no mundial.
Fonte: ProRodeo
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito da foto: Divulgação/@fortworthstockyards
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus