Essa semana, Paulo Junqueira fala em sua coluna sobre as cavalgadas e das tradições equestres com cavalos marchadores da Ásia
Meu texto nessa semana é sobre um evento tradicional que visitamos durante cavalgadas. Primordialmente, uma oportunidade ímpar de testemunhar a cavalo tradições equestres muito antigas.
Marchadores da Ásia
Primeiramente destaco que na Índia tem duas raças de cavalos marchadores, o famoso Marwari e o Kathiawari. Dessa maneira, são várias as opções de excelentes cavalgadas. Destaco a cavalgada no Rajastão, que inclui visita a Feira de Pushkar (Pushkar Camel Fair), maior feira de camelos da Ásia, oportunidade única para conhecer a rica história e cultura da Índia.
Feira de Pushkar (Pushkar Camel Fair)
Pushkar é uma pequena cidade do Rajastão localizada em uma região desértica, a quase 1.000 km de Delhi. É uma das cidades sagradas mais antigas da Índia que uma vez por ano se transforma em um palco de negociações e shows ao ar livre, com camelos e cavalos vindos com seus donos de toda a Índia e até de países vizinhos.
De maneira idêntica ao que fazem durante séculos, homens das tribos se reuniram em Pushkar na lua cheia para trocar camelos, gado e cavalos. Nos últimos anos, cerca de 50.000 animais participam do evento. Na semana da feira o comércio é pulsante, com artigos artesanais raros, tecidos, joias e boas oportunidades para compras.
Cavalo Marwari
Definitivamente ao percorrer o Rajastão a cavalo, temos uma visão privilegiada da vida rural indiana. A rica diversidade do campo traz muitas surpresas agradáveis, e a melhor delas são os belos cavalos Marwari, resistentes e inteligentes, conhecidos por sua bravura e energia.
O Marwuari é um cavalo elegante distinguido por suas orelhas em forma de lira que curva para dentro com as pontas se encontrando no meio. Ele é parte integrante da herança cultural do Rajastão e chegou a ser considerado em risco de extinção.
Em conclusão, a Feira do Camelo em Pushkar é uma excelente oportunidade para conhecer a Índia rural na sua forma mais original e interagir com a cultura local.
Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br
Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus