Temporada da Equitação de Trabalho vai se aproximando de sua conclusão

Organizadores prometem novidades para  próxima temporada, algumas já sendo testadas nessa reta final de campeonato

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2017 aconteceu dia 21 de outubro no mais novo centro equestre de Bragança Paulista, interior de São Paulo, Conexão Equestre. Esta foi a penúltima etapa da temporada  e os conjuntos mostraram muito entusiasmo e garra.

Edmar Brito e Empreiteiro Interagro. Foto: Ney Messi

Segundo os presentes, a estrutura estava impecável e favorável para os quarenta conjuntos que se apresentaram. A disputa pelos títulos de campeões brasileiros, que serão conhecidos na próxima etapa, em novembro no Rancho 2K, em Atibaia/SP, segue bem apertada. Uma coisa bacana é que, seguindo a tradição, alguns competidores levaram animais estreantes para já testá-los para o próximo campeonato. Então, essa etapa foi uma mescla interessante, de conjuntos afinados buscando as primeiras posições no ranking, e os conjuntos estreantes, apresentando igual qualidade e destreza.

“É uma modalidade muito interessante, pois ela é aberta. Então, dentro de uma mesma prova, você vê um cavaleiro montado em um cavalo Lusitano com traje português, e também um cavaleiro num Marchador, com sela e arreios caraterísticos dessa raça, para quem monta em Quarto de Milha a mesma coisa, tem competidor que tem como sua montaria os muares. E a Equitação de Trabalho brasileira é uma modalidade que detém o recorde mundial de números de inscritos em uma prova, o que é interessante comentar para que as pessoas sintam a grandiosidade desse esporte. É uma prova super bacana que acontece em um dia, pessoal vem, monta, se diverte, e volta para sua casa. E como estamos no final do ano, conseguimos ver a visível melhora técnica dos conjuntos. Foi uma etapa bastante proveitosa”, avalia Alberto Guerra, um dos jurados da prova.

Ernani Romano e Flash V8. Foto: Ney Messi

Um dos destaques da prova, com importante vitória, foi o conjunto composto por Ernani Romano e Flash V8, um cavalo Mangalarga Marchador, representando o Haras das 8 Virtudes. Eles venceram a categoria Aspirantes e se credenciaram para a disputa do campeonato na etapa final. Outra grande vitória foi de um conjunto formado com um cavalo debutante na modalidade. Representante das Fazendas Interagro, Edmar Brito e Incrível Interagro foram campeões na categoria Cavalos Novos A. Edmar também sagrou-se campeão da categoria Preliminar, montando Empreiteiro Interagro.

O empenho é tanto que alguns conjuntos conseguiram vitórias que os consagraram  campeões por antecipação. Para Sergio Antunes de Oliveira e Colírio das Mangueiras, na categoria Intermediária, representando o Haras das Mangueiras, o campeonato já acabou e eles são os campeões da temporada.  Benedito Torres Macedo e Artemis da SASA JE, da Fazenda São Benedito, também já são os campeões do campeonato na Categoria Principal.

Sergio Antunes de Oliveira e Colírio das Mangueiras.
Foto: Ney Messi

As novidades para o próximo campeonato só serão implantadas no início do ano que vem, mas algumas já foram  testadas durante as apresentações neste etapa. ” O júri de campo e cronometragem da prova aproveitou as passadas dos conjuntos para experimentar e testar os tempos para uma das mais promissoras estreias da próxima temporada: a Equitação de Trabalho Tempo Ideal. Um sistema que já está  em estudo junto à diretoria de esportes da ABCCMM para que sejam ranqueados os Marchadores participantes da modalidade”, explica Ney Messi, um dos organizadores.

A próxima etapa, e última, acontece no dia 25 de novembro.

Por Luciana Omena
Fonte: Cia de Equitação de Trabalho

Deixe um comentário