O uso de algumas raças de cães de pastoreio na lida dos cavalos com o gado é algo comumente visto em ranchos e fazendas
Quem já presenciou um Border Collie ou um Kelpie tocando o gado em ajuda aos cavaleiros em uma propriedade, certamente, se apaixonou! Eles são inteligentes e amam esse trabalho da lida em fazendas e ranchos. Por seu instinto, é um trabalho que lhes dá prazer de realizar. Aprendem fácil os comandos e são companheiros de seus donos.

Essa raça pode ser destinada para diversos serviços, pois é capaz de realizar todas as atividades necessárias no manejo, onde cães possam ser utilizados. Ele arrebanha, traz e conduz rebanhos a grandes distâncias; auxilia no curral, apartando e tocando; ajuda a carregar e descarregar animais de caminhões; conduz os animais de volta ao pasto. São alguns exemplos.

Um bom Border Collie é suave e sutil nos seus movimentos, com muita coragem e mantido poder. Quando bem cuidado, é capaz de trabalhar todo dia por horas a fim. Não somente é capaz, como é o que ele quer, ele gosta do serviço e bem tratado, pode correr até 150 km por dia.
Mas você pode ver na lida também o Kelpie, uma raça australiana, provavelmente, a segunda raça mais popular de cães de trabalho no mundo. A sua origem vem de aproximadamente 200 anos atrás, quando alguns cães de pastoreio de pelo curto da Escócia foram introduzidos na Austrália. Os criadores os selecionavam conforme a habilidade natural para manejar rebanhos, o pelo curto adequado às severas condições australianas, constituição robusta, conformação atlética, patas firmes e fortes que resistissem aos solos duros e o temperamento bom e amigável.
Diversos criadores têm se concentrado ao longo dos anos em diferentes características, de acordo com as suas preferências particulares. O resultado disso é que existem pelo menos três diferentes estilos de trabalho dos Kelpies. Eles podem ser cuidadosos e observadores, para tirar o rebanho de locais difíceis, como morros íngremes; podem ter um latido forte, auxiliando na hora de carregar e descarregar o rebanho em caminhões, trabalhar em galpões de tosquia ou em qualquer lugar onde muita força se faz necessária; e ainda tem os de uso geral, capazes de realizar longas corridas para arrebanhar no pasto. Quando usados em áreas fechadas, usam o latido e flanqueio para movimentar o rebanho através da mangueira ou curral.

Se um Kelpie ou um Border Collie, você que irá decidir o cão ideal, vai depender unicamente da sua preferência, já que as duas raças são capazes de realizar as mesmas tarefas. Então, se você ainda não tem esse companheiro, de vida e de trabalho, avalie o estilo de cada e seja feliz!
Por Luciana Omena
Colaboração e Fotos: José Couto Neto