Classificatória ao Freio de Ouro apresenta últimos selecionados

Prova em Esteio teve como destaque égua campeã do Freio de Ouro da FICCC em 2018 e cavalo que venceu na última corrida

Em um domingo chuvoso no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, foi concluída a Classificatória Aberta ao Freio de Ouro. Sobretudo, o evento foi promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Portanto, foi a última seletiva antes da final. Esta que teve suas datas anunciadas para os dias 24 a 27 de setembro. Dessa forma, classificou 14 exemplares, sendo oito fêmeas e seis machos.

Na última chance de classificação para a grande final, o destaque entre as fêmeas foi a égua AM Gaita. De propriedade da Cabanha Sol Brilhante, de Frederico Westphalen/RS. Ela foi guiada pelo ginete Daniel Teixeira.

Do outro lado, nos machos, em primeiro lugar ficou Reservado do Liscano-TE. O animal é de propriedade da Fazenda Liscano, de Pelotas/RS. Ele foi montado pelo ginete Ricardo Gigena Wrege.

Passo a passo dos campeões

Antes de mais nada, AM Gaita foi Campeã do Freio de Ouro da FICCC em 2018 e do Bocal de Ouro em 2017. Nesta seletiva, comprovou novamente sua performance funcional. Se credenciando, desse modo, a disputar mais um título da raça Crioula.

“É uma égua que todos conhecem, é, sem dúvida, um fenômeno. É uma égua diferente funcionalmente e quando me ofereceram ela tinha acabado de fechar tudo, pois foi quando começou a quarentena. E topei o desafio. É uma égua excepcional. Ela vem respondendo dentro daquilo que eu gostaria”, destacou Daniel Teixeira.

Depois, nos machos, o cavalo Reservado do Liscano-TE começou na ponta na morfologia. Mas na sequência perdeu a primeira posição. Sendo assim na última prova de campo, o cavalo entrou na terceira posição. Assumiu depois de os dois primeiros colocados baixarem a pontuação.

“É um misto de emoções. Acreditamos muito no potencial deste cavalo. Aqui consegui mostrar o quanto ele é bom. Vamos trabalhar para chegar da melhor forma possível”, salientou Ricardo Gigena Wrege.

Por fim, a lista dos jurados responsáveis pelas notas ficou a cargo de Daniel Rossato Costa, Gustavo Silveira Rodrigues e Lauro Varela Martins, que julgaram a categoria Fêmeas. Já Leonardo Rodrigues Teixeira, Rodrigo de Albuquerque Py e Telmo Raimundi Ferreira levantaram as placas para a categoria Machos.

Reservado do Liscano-TE – Foto: Divulgação/Felipe Ulbrich

Confira o resultado

FÊMEAS

1º: AM GAITA e DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA – 20,269
2º: FAT DORMILONA e JONATAN FONTOURA TEIXEIRA – 19,952
3º: FCL ESTAMPA e HEBER LEITE BICA – 19,788
4º: AYMARÁ DO INFINITO e DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA – 19,218
5º: CAPANEGRA UNA NOVIA e CEZAR AUGUSTO SCHELL FREIRE – 19,052
6º: DANADA II DE SANTA ANGÉLICA e CARLOS DANIEL RODRIGUES DA CUNHA – 19,035
7º: NIAZZI LUA CHEIA e DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA – 18,877
8º: BASCA AMORA e FABIO TEIXEIRA DA SILVEIRA – 18,865

MACHOS

1º: RESERVADO DO LISCANO-TE e RICARDO GIGENA WREGE – 20,384
2º: DICHOSO CALA BASSA e LINDOR COLARES LUIZ – 19,926
3º: DESTEMIDO DA 3J e DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA – 19,613
4º: PACIFICO PA’USTE e GABRIEL VIOLA MARTY – 19,159
5º: PANDEMÔNIO DE SANTA EDWIGES e CEZAR AUGUSTO SCHELL FREIRE – 19,138
6º: BUTIÁ FACONAÇO-TE e DANIEL ANTUNES MARTINS – 19,003

Fonte: ABCCC
Legenda da foto em destaque: AM Gaita

Crédito das fotos: Divulgação/Felipe Ulbrich

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Deixe um comentário