Um final de semana dedicado a estudar maneiras de relacionar-se bem com seu animal
“A essência da UC é ser um lugar onde as pessoas compartilhem conhecimento. E estamos felizes em levar conhecimento sobre tudo que gira em torno do cavalo por mais um ano”, falou Aluisio Marins, idealizador do Encontro e também da Universidade do Cavalo. Ele está falando do 15° Encontro Internacional Equalan de Horsemanship, que aconteceu 16 e 18 de novembro, nas dependências da UC, em Sorocaba/SP, colocando em um mesmo local aficionados pelo universo equestre, entre criadores, cavaleiros, tratadores e entusiastas, de todas as raças e modalidades, reunindo pessoas de várias partes do Brasil e também de fora dele, com o grande objetivo: falar de cavalos.

Além de manter sua tradição e trazer nomes graduados para falar sobre importantes temas, o evento, que teve o apoio incondicional, e naming right, da Equalan, fez parte das comemorações de 20 anos da UC. “Já estamos formatando o evento do ano que vem, com muitas novidades, formato inédito. O trabalho já começou”, afirmou Aluísio, que esse ano recebeu Eduardo Borba – Horsemanship Clássico; Dudi Ometto – Elementos fundamentais no trabalho do cavalo de Rédeas; Fernando M Viana – Preparação do Cavalo de Marcha; Bárbara Klein – Adestramento Básico do Cavalo de Marcha; Petit Herweg – Exercícios para você treinar seu próprio cavalo de Três Tambores; e Ishbak Shehadeh – Bitless System – Como ensinar seu cavalo a trabalhar sem embocaduras.

Aluisio destaca um dos pontos importantes nesta edição, que foi a interação em tempo real das pessoas pelas redes sociais. Além da divulgação da UC, os que estavam presentes ao evento publicaram bastante em Facebook e Instagram, ajudando a elevar ainda mais o alcance do Encontro para o grande público. Também, pela primeira vez, a UC transmitiu o evento ao vivo pela TV UC, seu canal no Youtube, com mais de 50 mil acessos.

“Para este evento, também incluímos uma proposta nova de interação com o público. Além das demonstrações nas pistas, fizemos palestras no auditório, tivemos demonstrações de pilates para cavalo, fisioterapia para cavalo, por exemplo. Então foi um evento realmente diferente e muito melhor do que podíamos sonhar. E a gente cada vez mais acredita nesse formato. Conhecimento, interação total de palestrantes e público, temas diversificados, que atingem de forma assertiva os consumidores de cavalo”, reforça ele, lembrando de um dos momentos mais bacanas, quando a Petit Herweg convidou Ishbak Shehadeh para trabalhar os cavalos dela durante sua demonstração no terceiro dia. “Dois palestrantes trocando conhecimento juntos e essa abertura mental é o que a gente acredita e estamos felizes demais com tudo”.

Horsemanship é uma palavra da língua inglesa, derivada e três palavras: Horse (Cavalo) Man (Homem, Ser Humano) e Ship (de relationship – relacionamento). Portanto, Horsemanship é o processo de relacionamento entre as pessoas e os cavalos. Imagine seu cavalo, ou um cavalo que você conhece. Pense sobre absolutamente tudo o que este cavalo necessita para viver, para trabalhar, para praticar modalidades ou realizar o que se espera e deseja dele. Isto é o Horsemanship – o conjunto de atributos, tarefas, responsabilidades e ideias que as pessoas devem ter sobre seus cavalos.
Por Luciana Omena