Nascido em dezembro de 1950, Tom Ferguson é um cowboy completo que inspirou gerações. Entre os seus feitos, seis títulos mundiais All-Around da PRCA consecutivos, de 1974 a 1979. Essa marca, na época, quebrou o recorde de cinco títulos consecutivos de Larry Mahan. Ferguson ainda foi campeão mundial de Tie-Down Roping em 1974 e de Steer Wrestling em 1977 e 1978. Em 1999, foi introduzido no ProRodeo Hall of Fame.
Natural de Tahlequah, Oklahoma, Tom Ferguson mudou-se para a Califórnia aos 3 anos de idade. Anos mais tarde, foi escolhido para a equipe de rodeio da California Polytechnic State University. Dessa forma, antes de tornar-se um profissional, ele foi campeão universitário de rodeio pela National Intercollegiate Rodeo Association.
Foi campeão da NIRA de Tie Dpown Roping em 1970 e All-Around em 1971 e 1972, enquanto cumpria os requisitos para buscar um lugar entre os profissionais. Então, a fim de seguir carreira, voltou para Oklahoma, em 1973, e ingressou na Rodeo Cowboys Association (RCA), que mais tarde se chamaria Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA ). Sua carreira tem a influência de seu pai e mentoria de Jack Roddy.
Carreira
Embora Larry Mahan tenha sido o primeiro a ter seis títulos mundiais (cinco consecutivos), Tom Ferguson foi o primeiro com seis consecutivos. Suas especialidades eram Tie-Down Roping e Steer Wrestling. Os nove títulos dele estão até hoje entre os melhores do mundo. Poucos ganharam mais do que ele. Seu nome está na honras de diversas galerias da fama, como o PBR Heroes & Legends.
Em seu primeiro ano como um cowboy de rodeio profissional, Tom Ferguson foi o segundo melhor All-Around da National Finals Rodeo. Foi o primeiro a ganhar mais de US$ 100.000,00 em uma única temporada (1978). Assim como foi o primeiro ultrapassar US$ 1 milhão em ganhos na carreira (1986). Pioneiro, também foi um dos primeiros cowboys de rodeio a contratar um empresário.
Durante oito anos, Tom Ferguson nunca saiu da lista dos 15 melhores do mundo em Tie-Down Roping e Steer Wrestling. Antes de mais nada, ele competiu em todos os eventos cronometrados da época. E acreditava que o segredo para ser o cowboy número um do mundo era a prática constante e bons cavalos. Por duas décadas, ele mostrou ao mundo do rodeio o que era possível com essa crença. Tom Ferguson se aposentou no final dos anos 1980 e dedica sua vida a ensinar jovens cowboys.
Fonte: Wrangler Network, Wikipedia e ProRodeo Hall of Fame
Crédito das fotos: Western Sports e Waco Tribune Harold