Wimpy é o cavalo número 1 no registro da AQHA

P-1, Wimpy entrou no Hall da Fama da American Quarter Horse Associaton em 1989

O nome Wimpy não denota força, honra ou respeito. Por outro lado, o garanhão assim nomeado recebeu o honroso e respeitável P-1 no primeiro Stud Book da American Quarter Horse Association. Trata-se da associação americana do cavalo Quarto de Milha.

Wimpy nasceu na famosa King Ranch, no sul do Texas. Filho de Solis e Panda, o garanhão era neto de Old Sorrel, não apenas na linha paterna, como também na linha materna. Antes de tudo, Old Sorrel é considerado o pai de fundação da King Ranch. Criado pelo famoso criador George Clegg.

Eventualmente, foi para a pista quando Bob Kleberg decidiu apresentá-lo em provas de Conformação em 1941. A primeira prova foi o Fort Worth Southwestern Exposition and Fat Stock Show. Antes de mais nada, o vencedor da classe de garanhões receberia o registro P-1 no primeiro Stud Book da AQHA.

Portanto, na arena estavam o juiz Jim Minnick, o administrador (steward) Robert Denhardte e o presidente do evento John Burns. Concorreram com Wimpy: Silvertone, um palomino de propriedade e apresentado por Lee Underwood; Little Joe Jr, de Joe Gonzales; e Silver Dawn, criado pelo pomposo Waggoner Ranch. Todos ficaram impressionados e Wimpy levou o título e a honra do registro.

P-1 no Stud Book da American Quarter Horse Association, Wimpy entrou no Hall da Fama da AQHA, associação americana do Quarto de Milha, em 1989

Reprodução

Um fato bacana é que a partir do registro dele no Stud Book a raça Quarto de Milha estabeleceu um padrão racial. Em síntese, outro termo bastante usado hoje em dia também diz respeito ao garanhão: Puro de Origem.

De volta ao King Ranch, Wimpy foi reservado para a reprodução. Ele produziu 174 potros registrados, a maioria dos quais ficou no King Ranch. No entanto, os poucos que deixaram a fazenda promoveram um impacto duradouro na indústria de cavalos.

O garanhão castanho produziu filhos e filhas que também produziram filhos e filhas campeões AQHA. Alguns dos descendentes mais conhecidos de Wimpy foram Lauro, Silver Wimpy, Wimpy II e Bill Cody. Em 1958, Kleberg deu Wimpy a Clegg, uma homenagem ao bom cavaleiro. Kleberg esperava que o garanhão de 21 anos terminasse seus dias em pastagens verdes. Um ano depois, Clegg o garanhão ao petroleiro Rex Cauble.

Por fim, o animal ainda gerou alguns potros para Cauble antes de morrer aos 22 anos. Em 1989, o famoso cavalo foi introduzido no American Quarter Horse Hall of Fame.

Fonte e fotos: AQHA

Veja outras notícias no portal Cavalus

Deixe um comentário