PBR: brasileiros garantem últimas vagas para final mundial

Final da Velocity Tour, a segunda divisão da PBR, acabou com seis brasileiros garantindo vaga para a disputa principal; Brasil terá 19 atletas na World Finals, um recorde

Semana decisiva para o campeonato mundial da PBR. Assim como em anos anteriores, a expectativa para a conclusão da temporada começa sempre com a final da Velocity Tour. A segunda divisão do maior campeonato de montaria em touros do mundo foi laçada em 2014. Ao mesmo tempo, é a principal divisão de acesso à elite da associação. Acima de tudo, nunca houve um bicampeão e o histórico é sempre favorável aos brasileiros.

Além de José Vitor Leme em 2019, Alisson de Souza em 2018 e Alex Marcílio em 2017 são os outros brasileiros que venceram o campeonato da VT até hoje. Antes deles, Chase Outlaw (2016), Gage Gay (2015) e Jason Malone (2015) foram os campeões.

E porque a final Velocity Tour é tão importante? Além do título em si, que geralmente projeta o atleta para se firmar entre os melhores do mundo, vale vagas extras para a PBR World Finals, realizada na sequencia. No caso de 2020, de 12 a 15 de novembro, em Arlington, Texas. Esse ano, os brasileiros não ganharam, mas seis atletas que ainda não estavam na lista conquistaram vaga para a decisão principal.

Foram eles: Alex Cardozo e Wallace Vieira de Oliveira pelo resultado do ranking da VT e André Cruz de Souza pelo resultado da etapa.

https://www.instagram.com/p/CHTL_bQBb0b/?utm_source=ig_web_copy_link

Como funciona

A final da segunda divisão da PBR aconteceu dias 6 e 7 de novembro, em Sioux Falls, South Dakota. Participaram os 35 melhores do ranking da VT e mais dez convidados. Então, em primeiro lugar, todos os resultados contaram pontos para a classificação geral. Valeu também quatro vagas extras para a final mundial. Ou seja, além de se dar bem na classificação final da Velocity Tour, o competidor tinha a chance de entrar na elite da PBR; ou ainda chegar à disputa mais importante da temporada pelos resultados dessa competição.

No caso dos brasileiros, eles entraram justamente no critério das vagas extras cedidas aos dois melhores do ranking final da Velocity Tour e aos dois melhores da etapa final. Alex Cardozo e o Wallace ficaram com as duas vagas do ranking da VT mesmo encerrando a temporada em terceiro e quinto lugares, respectivamente, visto que os posicionados em primeiro, segundo e quarto já estavam classificados.

As vagas cedidas para os dois melhores da etapa só valem para o competidor até quinto colocado. Então, André da Cruz, quinto melhor na soma de notas, ficou com uma das vagas, já que os demais acima dele na classificação estavam classificados. “De acordo com a regra da PBR, não entra ninguém fora do top 5 da etapa. Nesse caso a vaga volta para o ranking. Por isso entrou Cody Campbell na quarta vaga extra”, explica Abner Henrique, nosso colaborador e especialista em PBR.

https://www.instagram.com/p/CHX6beeIcBX/?utm_source=ig_web_copy_link

19 vagas para o Brasil: recorde de todos os tempos

Encerrada, portanto, a Velocity Tour a PBR divulgou os classificados para a final mundial. Antes de mais nada, segundo Abner nos passou com exclusividade, serão 19 brasileiros na PBR World Finals, um recorde de todos os tempos. “Sem dúvida, uma marca importante. Superamos 2018, quando foram 18 brasileiros classificados. Em contrapartida, os americanos costumam considerar a qualificação, mesmo sem a participação. Então, Fabiano Vieira vai ser contado como classificado por estar no Top 35. Com isso, são 20 brasileiros classificados, mesmo que só 19 possam competir”.

E quem são eles? No Top 20: José Vitor Leme, João Ricardo Vieira, Kaique Pacheco, Lucas Divino, Dener Barbosa, Eduardo Aparecido, Alex Cerqueira, Fabiano Vieira, Marco Eguche, Ramon de Lima. E ainda: Maurício Moreira, Silvano Alves, Claudio Montanha Jr, João Henrique Lucas. Como são três atletas machucados e três estrangeiros no top 35 que não vão poder competir, as vagas se estenderam até o 41° colocado. Por isso contam também Rafael dos Santos, Junior Patrick e Amadeu Campos – completando os seis que falamos no começo que conquistaram vaga nesse final de semana.

Com os três classificados através da final da Velocity Tour, somamos os 20 brasileiros na final. Vale lembrar que Fabiano Vieira não compete por se recuperar de uma lesão séria sofrida em julho. Abner conta ainda que há a possibilidade de que Paulo Lima e Luciano Castro entrem como reservas na final. “Geralmente, de acordo com o ranking, a PBR chama cinco competidores para ficar de stand by. Então, desconsiderando quem já está classificado ou machucado, os dois estão no páreo”, complementa Abner.

Por Luciana Omena
Fonte: PBR e
Rodeio S.A.
Crédito das fotos: BullStockMedia/PBR
Na foto de chamada: Wallace de Oliveira, 41 anos, o mais velho a participar de uma final da PBR em todos os tempos

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus

Deixe um comentário