Campo Grande receberá mais de 300 competidores de todo o País para a terceira etapa do Campeonato de Ranch Sorting MSQM
O Ranch Sorting, assim como outros esportes equestres, tem fomentado o crescimento ainda maior da raça Quarto de Milha, e aumentado a inserção de novos adeptos ao esporte. Atualmente, o estado possui cerca de 120 competidores e realiza dois campeonatos durante o ano, segundo o presidente do Núcleo de Ranch Sorting de Mato Grosso do Sul, Ademar Linares.
“Conhecido por ser um esporte familiar, o Ranch Sorting conquistou espaço nas competições e entre os criadores de Quarto de Milha aqui no MS e de uma forma geral em todo Brasil. Inspirado nas atividades pecuárias, une a tradição e a diversão em família”, conta Ademar. A modalidade é uma prova de velocidade, na qual dois cavaleiros precisam apartar o gado de um curral para o outro. A dupla que transferir o maior número de animais na ordem correta e em menor tempo, é a vencedora.
Além de ganhar espaço no cenário esportivo, a modalidade tem contribuído para a formação de mão de obra especializada. De acordo com o leiloeiro Fernando Barbuio, o esporte “tem colaborado muito na movimentação financeira em torno do cavalo, gerando muitos empregos diretos e indiretos, tais como, tratadores, treinadores, pessoas especializadas no transporte de equinos, veterinários entre outros. Com o aumento das provas, muitos profissionais vêm se especializando na modalidade e investindo em centros de treinamento, equipamentos, rações e demais produtos que envolvem a criação”.
Negócios
O cavalo Quarto de Milha é o grande destaque dos leilões no Mato Grosso do Sul. Só em 2017, foram comercializados cerca de 500 animais em leilões no estado, e deste número, 375 animais eram QM. A maioria, segundo os especialistas, são destinados para o esporte, provas como Ranch Sorting, Laço Comprido e Apartação.
O MS tem o maior plantel de QM na região Centro-Oeste e é o quarto maior produtor do país, de acordo com a ABQM. São 30,8 mil animais registrados no Stud Book. Além de movimentar o agronegócio sul-mato-grossense, as competições exigem animais com alto padrão genético. Para Marcelo Iguma, criador do Quarto de Milha e competidor de RanchSorting, Mato Grosso do Sul passa por um momento de consolidação no mercado.“Com o grande número de provas realizadas, nosso Estado tem uma demanda muito grande por bons animais. E esses animais competitivos são o que todo criador busca produzir. Atualmente, o Estado deixou de ser comprador de genética e passou a ser um grande fornecedor de bons animais para as outras regiões”.
Campeonato
A terceira etapa do Campeonato de Ranch Sorting da MSQM acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande. São esperados mais de 300 competidores, entre crianças e adultos, de estados como São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul, e cerca de 200 cavalos para formar o conjunto. Nesta etapa serão distribuídos mais de R$ 30 mil em premiações. Das categorias da prova, sete são oficiais e exclusivas para cavalos da raça Quarto de Milha.
Fonte: Assessoria MSQM
Fotos: Alline Góis