Tricampeão consecutivo e pentacampeão brasileiro Senior Top de Salto. Esse é José Roberto Reynoso Fernandez Filho, um dos cavaleiros mais premiados do país na modalidade. A disputa do Campeonato Brasileiro Senior Top de Salto aconteceu de 19 a 22 de novembro, na Sociedade Hípica Paulista. Zé Reynoso montou seu craque Azrael W, sem dúvida, a dupla mais premiada em atividade no país na modalidade.
Portanto no domingo (22), Zé Reynoso e Azrael W puderam comemorar depois de enfrentar desafios nesse evento. Logo após vencer as duas primeiras parciais, sem cometer uma única falta, Zé Roberto e Azrael perderam 16 pontos na primeira passagem do GP, 1.60m. Por isso, precisaram de uma recuperação espetacular no segundo percurso. O que de fato aconteceu, quando fizeram pista limpa, fechando com 16 pontos perdidos (pp). A melhor performance entre os demais concorrentes.
“Eu não posso jamais olhar e criticar meu cavalo com tudo que ele já me deu. Infelizmente, na primeira não fizemos uma boa distensão (aquecimento). Por isso, entrei um pouco frio e cometi uma falta. Perdi um pouco a concentração e a porta abriu. Mas, quando eu saí e estava menos de uma falta do título, eu sabia que o jogo ainda podia ser virado”, destaca Zé Reynoso.
De acordo com o multicampeão, a vitória só dependia dele. “Dependia de mim entrar lá e fazer o meu zero. Contar com que fosse minha estrela novamente e, graças a Deus, ela brilhou. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que torcem pela gente. Toda minha equipe, tratadores, cavaleiros, veterinário e amigos e todos que estão por aí. Obrigado a todos!”. Zé Reynoso garantiu a fatia de R$ 45 mil de um total R$ 120 mil em jogo. O cavaleiro paulista é o único penta na história da competição (2020/2019/2018/2016/2015).
Demais resultados
Os percursos foram armados pela course-designer internacional Marina Azevedo. Em segundo lugar ficou Marcello Ciavaglia, com Garuda GR. O conjunto fechou o vice-campeonato com uma falta na primeira volta e fez pista limpa na segunda, totalizando 20 pp. Inesperadamente, em 2019, o placar do Campeonato Brasileiro Senior Top foi o mesmo: Zé Roberto, campeão, e Marcello, vice.
Marcello, inclusive, vem de vitória no importante GP Indoor da Sociedade Hípica Paulista em 1°/11. Em terceiro lugar ficou Stephan Barcha. Com Atomic des Luthiers, acabou cometendo duas faltas, fechando o campeonato com 21 pp. A disputa também foi válida como a quinta das nove etapas do ranking brasileiro senior top. Dessa forma, Marcello manteve a liderança parcial com 227,5 pontos. Enquanto Reynoso subiu da quarta para a segunda posição, agora com 220,5 pontos.
Semana que vem a caravana do hipismo brasileiro estará Internacional e Nacional de Salto do 82º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Desse modo, o GP será válido como etapa seletiva da liga sul-americana para a final da Copa do Mundo 2021 e sexta etapa do ranking brasileiro senior top.
Copa São Paulo
Nesse sábado (21), aconteceu o GP Clássico, a 1.45m, principal disputa Concurso de Salto Nacional 49ª Copa São Paulo. A saber, esse é o mais antigo concurso da Sociedade Hípica Paulista. A vitória, então, foi do cavaleiro olímpico Stephan Barcha, carioca que defende Brasília, montando Chevaux Zilverstone.
Dos 46 conjuntos, somente dois zeraram dentro do tempo no percurso idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo. Assim sendo, o primeiro a largar foi o medalhista olímpico Doda Miranda. Com Koedoe V/D Pinnekeshoeve fechou com um derrube, em 45s46. Performance que garantiu o vice. Stephan e Chevaux Zilverstone também comentaram apenas uma falta e na marca de 43s18 sagraram-se campeões.
Exterior
Teve brasileiro conquistando índice para as Olimpíadas. No Concurso Completo de Equitação, o cavaleiro Marcio Appel carimbou seu segundo índice e qualificação técnica para os Jogos. Montando Iberon JMen, Marcio Appel foi sexto no CCI 4* Small em Barroca D Alva, Portugal.
No mesmo evento, Carlos Parro com Goliath e Ruy Fonseca Filho com Ballypatrick SRS garantiram, então, o primeiro índice olímpico, fechando respectivamente com -64,2 e -66 pontos. Cada conjunto no CCE tem que marcar dois índices na busca por uma vaga no Time Brasil. Fique ligado: www.cbh.org.br.
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/Luis Ruas