A Confederação Brasileira de Hipismo realizou em 30 de novembro uma Assembleia Geral Ordinária no Rio de Janeiro, com objetivo de eleger presidente e vice-presidente do quadriênio 2021-2024. Contudo, a condução do processo eleitoral pela Comissão Eleitoral não habilitou nenhuma das duas chapas. Portanto, eleições da CBH suspensas e ainda sem data definida para acontecer.
A saber, a chapa número 1 tem Francisco José Mari, candidato à presidente, e João Loyo de Meira Lins, vice. Enquanto a chapa número 2 conta com a candidata à presidência Bárbara Laffranchi e com o candidato à vice-presidência Fernando Sperb. Antes de mais nada, as chapas não habilitadas anunciaram que pretendem recorrer da decisão tomada.
Por outro lado, a primeira convocação instalada às 14 horas obteve a maioria de votantes. Estiveram aptos a votação, então, 18 federações filiadas à CBH e sete representantes da Comissão de Atletas CBH.
A eleição para a escolha dos membros do Conselho de Administração aconteceu normalmente. Foram escolhidos quatro representantes de entidades filiadas: Gustavo de Melo Cuba, Josenilton Oliveira Santos Neves, Cláudio Gastão da Rosa Filho e Gabriel Khoury. Sendo o Gabriel o mais votado. Além disso, um membro independente: Antônio Manoel Lopes Sanches.
Em virtude da pandemia da Covid-19, o pleito seguiu as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde. Por isso, estiveram presentes, no dia da eleição, apenas diretores e colaboradores da CBH e os candidatos aos cargos.
Toda a documentação do processo eleitoral está disponível no Portal da Transparência da CBH. Assim como, em breve, constará ata completa da reunião do dia 30.
Por Equipe Cavalus
Fonte: CBH