Não há melhor maneira de descobrir este país do que a cavalo
Durante a Cavalgada na Austrália, nos trechos dentro do Monte Kosciuszko National Park, são várias as oportunidades em que cruzamos com manadas de Brumbies. Eu que venho estudando os cavalos selvagens do mundo, dediquei um dia extra de minha programação só para conhecer melhor essa raça.
Brumby – cavalo selvagem da Austrália
Um cavalo assilvestrado é um cavalo que vive em estado selvagem, mas que descende de cavalos domésticos, que escaparam ou foram abandonados ou, deliberadamente, soltos na natureza. O mais famoso deles é o Mustang, que vive em Reservas nos Estados Unidos.
A Austrália tem a maior quantidade de cavalos selvagens no mundo, com um número que ultrapassa os 500.000 animais. São chamados de Brumby. Com poucos predadores, os rebanhos continuam crescendo. Em 2013 numa polemica decisão, o governo autorizou que mais de 10 mil deles fossem mortos, numa operação que envolveu até atiradores em helicópteros.
Uma espécie introduzida, trazida pela primeira vez com colonos europeus, eles carregavam as linhagens de cavalos exportados para o Exército britânico na Índia. Os Brumbies estão profundamente enraizados na psique nacional e vagam pelas paisagens da imaginação do povo australiano. Os cavalos simbolizam a liberdade e fazem parte da identidade cultural da Austrália. Mas eles são cavalos selvagens ou pragas selvagens? Galopando em todo o continente, eles polarizam a opinião como poucos outros animais introduzidos.
Infelizmente, há pesquisas muito limitadas sobre os Cavalos Selvagens da Austrália, que contribuem para as questões que envolvem o gerenciamento dessas criações icônicas. Há, no entanto, pesquisas fantásticas de populações de cavalos selvagens ao redor do globo e isso espero, possa fornecer algumas respostas para as questões complicadas enfrentadas por aqueles envolvidos na criação dos programas de gerenciamento dos Brumbies.
Por Paulo Junqueira Arantes
Diretor do Cavalgadas Brasil