6 fatos surpreendentes sobre o rosto dos cavalos

Você convive com cavalos todos os dias, ou não, mas será que já reparou nessas curiosidades?

Nada como estar cara a cara com seu cavalo e perceber características que nunca tinha prestado atenção. Vamos falar aqui, mais especificamente, sobre o rosto dos cavalos e algumas curiosidades. Mas, não é só isso. Esses fatos ainda te ajudarão a montar e cuidar melhor do seu melhor amigo equino.

1. O cavalo não respira pela boca

Os cavalos, ao contrário de muitos animais, respiram apenas pelo nariz. Se você já montou ou observou cavalos correndo a meio galope ou galope, provavelmente os ouviu bufando a cada passo. Trata-se do acoplamento respiratório-locomotor. Um cavalo realmente prenderá a respiração ao se movimentar.

Se a respiração do cavalo for limitada, seu passo será encurtado para compensar. Para ajudar na respiração, alguns cavalos de competição usam tiras nasais adesivas para abrir as passagens nasais. Isso é comum com CCE e cavalos de Corrida, onde o passo é ultra importante.

Sendo respiradores nasais obrigatórios, problemas surgem quando uma narina fica bloqueada, como durante um ataque de alergia ou picada de cobra. Portanto, é importante tratar qualquer coisa que impeça o fluxo de oxigênio pelo nariz imediatamente antes que o inchaço ou os fluidos se tornem um problema respiratório sério.

2. A expressão ‘dente longo’ vem dos cavalos

Não sei se já te chamaram de ‘dente longo’. Mas o que observa-se em relação aos cavalos é que seus dentes não crescem com a idade, mas dão a aparência de crescer. Uma vez que emergem das gengivas quando necessário, quando as pontas são moídas por causa da ingestão.

As gengivas também recuam mais à medida que o cavalo envelhece, dando ao cavalo a aparência de dentes longos. Então, se alguém te chama de ‘dente longo’, cuidado! Eles estão te chamando de velho.

A propósito, os dentes dos cavalos ocupam mais volume em suas cabeças do que seus cérebros!  Se você tem um cavalo que faz coisas idiotas o tempo todo, não questionará esse fato. Cavalos machos adultos têm quatro dentes a mais do que as fêmeas, que têm 36 no total.

Você convive com cavalos todos os dias, ou não, mas será que já reparou nessas curiosidades? Veja fatos bacanas sobre o rosto dos cavalos

3. Seus olhos são oficialmente enormes

Os cavalos têm os maiores olhos de qualquer mamífero terrestre. O olho recebe proteção extra por uma terceira pálpebra no interior do olho, que pode se fechar sobre o globo ocular em diagonal, como um escudo.

Nossos amigos equinos não são daltônicos, como se pensava. Eles, no entanto, têm visão dicromática e veem tons de amarelo e verde melhor do que os tons do espectro roxo e violeta. Os vermelhos tendem a parecer mais esverdeados para os cavalos.

Eles também veem os itens melhor quando eles contrastam com o solo, e é por isso que os trilhos da pista de salto que se misturam ao pé da arena podem ser complicados. É realmente incrível que os cavalos consigam pular tão bem, pois têm uma percepção de profundidade consideravelmente menor do que os humanos.

Os cavalos têm melhor visão noturna do que os humanos. Uma vez ajustados ao escuro, demoram mais para se aclimatarem às transições repentinas de luz. Seja paciente com seu cavalo se parecer desconfortável ir, por exemplo, à luz do sol forte. Você pode permitir que o cavalo enfie a cabeça primeiro, para que ele possa eventualmente ver o que está nos cantos escuros e ter mais confiança.

4. Há um pequeno ponto cego

Embora os cavalos tenham um campo de visão de quase 360 graus (quase quatro vezes o que os humanos experimentam), ele é reduzido em cerca de cinco graus em cada lado para um panorama de 350 graus que é útil na natureza para as presas.

No entanto, aqueles enormes olhos equinos que parecem tudo ver vêm com pontos cegos. A maioria dos amantes de cavalos sabe que suas montarias não conseguem ver diretamente atrás deles. Nem na frente do rosto logo abaixo do nariz. Vale a pena lembrar a amigos e crianças pequenas sobre esses pontos cegos, para que o cavalo não se assuste perto deles.

Lembrar-se disso também é útil quando se trata de um cavalo relutante, pois você pode deixá-lo sentir o freio antes de colocá-lo na boca. O mesmo vale para apresentar ao seu cavalo elementos assustadores na arena. Não presuma que, porque você pode ver algo, seu cavalo também pode.

Por causa de seus olhos grandes, os cavalos podem realmente observar duas coisas separadas simultaneamente. Uma pista de que ele faz isso é quando suas orelhas estão apontando em duas direções diferentes.

Você convive com cavalos todos os dias, ou não, mas será que já reparou nessas curiosidades? Veja fatos bacanas sobre o rosto dos cavalos

5. Eles ‘conversam’ pelo rosto

Os cavalos têm elementos faciais extremamente ágeis, incluindo as orelhas, e os usam para se comunicarem sutilmente entre si. Pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriram que eles têm ainda mais expressões faciais do que os chimpanzés. Se você prestar atenção no rosto dos cavalos, compreenderá melhor tentam ‘dizer’.

Pense. Você, provavelmente, já viu um cavalo arregalar os olhos quando assustado ou surpreso. Também usam uma versão do sorriso como forma de submissão com outros equinos. As orelhas em pé mostram um cavalo zangado ou ameaçado, enquanto as orelhas em constante rotação são sinal de dificuldade para se manter atualizado com uma grande quantidade de informações sensoriais.

Os cavalos também têm lábios preênseis, usados para agarrar objetos, como qualquer pessoa com um punhado de guloseimas sem dúvida já aprendeu. Eles mexem o nariz, expõem os dentes e abrem a boca. Não só para expressar emoção, como também para tentar aumentar a quantidade de cheiro que recebem como informação vital.

6. Seus bigodes têm propósito

Enquanto todo o rosto dos cavalos aumenta a sensibilidade e se beneficia de carícias e cuidados suaves, os bigodes são primorosamente responsivos. Eles enviam mensagens a mais de 250 milhas por hora para o cérebro para ajudar o cavalo a entender seu ambiente e compensar seus pontos cegos na frente.

Embora aparar os bigodes do cavalo costumava ser obrigatório para os cavaleiros de exibição (provas), agora eles são deixados intactos. sabe-se melhor hoje como são benéficos. Na verdade, a FEI tem novas regras que entrarão em vigor a partir de julho de 2021 que proíbem os cavalos de competir em eventos sancionados se tiverem os pelos sensoriais cortados ou raspados.

As exceções a esta regra incluem cabelos que foram removidos por um veterinário para prevenir a dor ou para permitir o tratamento veterinário. Os pelos sensoriais dentro das orelhas também não podem ser cortados.

A próxima vez que você estiver curtindo o tempo com um cavalo, observe como ele usa seus bigodes com tanto cuidado. Você ficará feliz por deixá-los crescer e por estarem protegidos na competição também!

Fonte: FEI
Crédito das fotos: Divulgação/FEI

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus