Principal nome do Brasil no Adestramento faz temporada em Portugal

O cavaleiro olímpico João Victor Marcari Oliva está em Portugal com a missão de registrar novos índices rumo aos Jogos Equestres Mundiais

João Victor Marcari Oliva, 22 anos, está desde 2014 morando na Alemanha e é uma das referências para o Hipismo brasileiro na modalidade Adestramento. Dentre todas as manifestações esportivas da equitação, o Adestramento constitui o segmento mais clássico. Os seus princípios básicos são os pilares da Equitação Acadêmica e adotados por todas as demais disciplinas. Essencialmente técnica, busca o desenvolvimento do cavalo, através de uma educação harmoniosa de modo a torná-lo um ‘atleta feliz’.

João Victor na Coudelaria Ilha Verde: seleção de cavalos Lusitanos e de raças alemãs de alta performance
para o Adestramento. Foto: Neide Weingrill/Divulgação

A mudança para Europa teve como objetivo melhorar ainda mais o nível competitivo do atleta. Filho da ex-jogadora de Basquete Hortência Macari e do empresário José Vitor Oliva, o jovem tem o dom para o esporte. Atleta militar (Sgtº Oliva), João Victor já soma cinco índices para os Jogos Equestres Mundiais, registrados em 2017. Todos com seu Xamã dos Pinhais, um Puro Sangue Lusitano de propriedade de Victor Oliva e criação de Luis Ermírio de Moraes. O WEG acontece de 11 a 23 de setembro, no Tryon International Equestrian Center, em Mill Spring, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

O brasileiro chegou em Portugal na sexta-feira, 2 de janeiro, para uma temporada de quatro meses, período em que participa de quatro Concursos de Dressage Internacional (CDI), competições nacionais e volta a treinar com Carlos Manuel Lucas Lopes, juiz 4* da Federação Equestre Internacional – FEI. Na Alemanha, Norbert Van Laak continua como seu técnico. Em terras lusas, o atleta olímpico participa do CDI3* Abrantes (23 a 25/3), CDI3* Alter do Chão (20 a 22/4), CDI3* Companhia das Lezírias (03 a 05/5) e CDI3* de Cascais (18 a 20/5).

João Victor Marcari Oliva e Xamã dos Pinhais: o conjunto brasileiro com mais índices (5)
rumo aos Jogos Equestres Mundiais de Tryon. Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação

Para esta temporada em Portugal, João Victor levou cinco dos seus cavalos: os de raças alemãs Toliva V.O e Feel Good V.O e os Lusitanos Faisão TV, Hussein V.O e Xamã dos Pinhais. Este último foi com quem formou conjunto nas Olimpíadas do Rio 2016, e também levou a medalha de bronze por equipe no Pan de Toronto. A dupla também foi campeã individual e por equipe nos Jogos Sul-americanos de Santiago, no Chile, em 2014, e melhor resultado do Brasil em uma Final da Taça do Mundo de Dressage, em 2017, em Omaha, Estados Unidos.

A estreia em pista com a nova safra de animais, treinados e preparados pelo cavaleiro na Alemanha, faz parte do projeto da Coudelaria Ilha Verde de produzir animais de alta performance para o Adestramento. A Coudelaria Ilha Verde, que fica em Araçoiaba da Serra/SP, foi instituída no início da década de 1990 por Victor Oliva, e hoje está sob comando de João Victor.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário