Não é exagero dizer que a jaqueta jeans vai bem com tudo. Quer seja aquele look mais casual, quer seja uma composição mais formal. Com uma camiseta e tênis a proposta é mais leve. Enquanto que com uma calça social e sapato, entra o estilo mais sério. Talvez uma das queridinhas seja a combinação ‘total jeans’.
Sim, a jaqueta jeans combina e muito bem com a calça jeans de qualquer modelo ou estampa. Aliás, as cores também são democráticas. A mais tradicional é a azul, cor clássica do jeans. Talvez a mais usada em seus diversos tons. Porém o branco e cores mais escuras também fazem sucesso.
Mas, você sabe como surgiu a jaqueta jeans? De acordo com a história, a primeira peça foi criação de Levi Strauss, fundador da Levi’s, no final do século 19. Por ser resistente e proteger do frio, vestia pessoas com profissões desgastantes: fazendeiros, trabalhadores ferroviários e mineradores.
Do mesmo modo que a calça, poucas décadas depois a jaqueta foi imortalizada na imagem do cowboy. Na segunda metade do século 20, ganhou novos formatos e se tornou um símbolo de estilo. A roupa dos trabalhadores e cowboys foi adotada por artistas, intelectuais, estrelas do rock, punks, motociclistas e músicos do hip-hop.
Eventualmente, faz parte do dia a dia das pessoas que mexem com cavalos. Não só para se proteger do frio, como nos primórdios, como também ao compor um look estiloso. Das simples às com bordados e desenhos feitos à mão. É difícil não ver uma coleção de uma das marcas do meio equestre que não tenha uma jaqueta jeans. Aliás, é uma peça que ‘desfila’ nas provas, leilões, exposições, shows e rodeios ‘sem medo de ser feliz’.
Fonte: gq.globo, soqueriaterum
Crédito das fotos: Divulgação/Levis